PETROBRAS

Primeira etapa para operar unidade de HDT

06/05/2016

A Petrobras iniciou, dia 26 de abril, a primeira etapa para entrada em operação de uma nova Unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT) na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), localizada em Cubatão (SP). A estatal realizou a admissão de gás natural (gas in) na HDT, procedimento que prepara e testa a unidade para a circulação de diesel.

Com a entrada em operação da unidade, a RPBC produzirá Diesel S-10, de ultrabaixo teor de enxofre (concentração máxima de 10 partes por milhão - ppm). A planta terá capacidade para produzir 10 mil m3/dia do derivado e ampliar a própria capacidade para entrega de combustíveis de melhor qualidade, otimizar o mix de produção em suas refinarias e elevar o seu posicionamento no mercado de derivados.

Para a admissão do gas in, a Petrobras obteve licença da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A produção de Diesel S-10 pela RPBC ampliará a oferta do produto na região da Baixada Santista e, por ser uma refinaria costeira, atenderá também a parte do mercado de cabotagem (regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul).

Atualmente, a Petrobras produz Diesel S-10 em nove refinarias: na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), na Refinaria de Capuava (Recap), na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Refinaria Gabriel Passos (Regap), na Refinaria Henrique Lage (Revap), na Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Refinaria de Paulínia (Replan) e na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). A produção total do derivado é de 1,2 milhão de m3/mês.

A HDT usa o hidrogênio como matéria-prima para a remoção de enxofre do diesel, gerando um produto com 10 ppm de enxofre. O hidrogênio, por sua vez, é produzido na Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH), a partir do gás natural, gás combustível de refinaria, nafta ou gás butano.