06/11/2018 ARCELORMITTAL

Premiação por Gestão da água

Promovido pela World Steel Association (WSA) o prêmio Steelie Awards foi para o Plano de Diretor de Águas (PDA) da ArcelorMittal Brasil, na categoria Excelência em Sustentabilidade. O prêmio reconhece, anualmente, indivíduos ou empresas que tenham destaque da indústria siderúrgica. A premiação foi entregue em 16 de outubro, durante encontro anual da associação, realizado em Tóquio, no Japão. Brian Aranha (VP Executivo de Estratégia, Tecnologia, P&D, Marketing e Automotivo global da ArcelorMittal) recebeu a premiação.
 
“Este reconhecimento demonstra a responsabilidade da ArcelorMittal com uma questão extremamente importante para a sociedade brasileira, que é a disponibilidade dos recursos hídricos. Além de reduzir os riscos de desabastecimento de nossas unidades, as ações transformaram ameaças em oportunidades. O PDA sistematizou iniciativas já existentes e criou outras, unindo esforços na identificação de fontes alternativas e na melhoria da eficiência dos processos”, destaca o Gerente Geral de Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, Guilherme Correa Abreu.
 
O PDA está implantado em todas as unidades da ArcelorMittal Brasil, com exceção das recém incorporadas de Barra Mansa e Resende, que estão previstas para 2019, assim como a Mina do Andrade e a ArcelorMittal Mineração Serra Azul. Os trabalhos também foram iniciados para aplicação da metodologia na ArcelorMittal BioFlorestas. Alinhada à quinta diretriz para o desenvolvimento sustentável do Grupo - Usuário confiável do ar, da terra e da água, a criação do PDA foi motivada pela crise hídrica ocorrida em 2015, na região da Grande Vitória (ES), ameaçando a continuidade da produção da unidade de Tubarão.
 
Atualmente, a ArcelorMittal Brasil possui índice de recirculação de água de aproximadamente 98%. Segundo dados do IABr (Instituto Aço Brasil), em 2013, a recirculação média de água no parque siderúrgico brasileiro foi de 96%.

Veja também