Planta in loco na Cagece

08/11/2019
A fábrica instalada dentro da Cagece tem área inferior a 5 mil m² e capacidade para produzir 10 toneladas diárias de cloro.

Por meio de sua controlada Aliance Química, a Chlorum Solutions propôs solução inovadora para o transporte de cloro à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A empresa instalou uma pequena planta dentro da empresa de saneamento cearense para evitar o transporte do cloro liquefeito de Recife (PE) até o polo produtor mais próximo de Fortaleza, uma distância de 800 km. 

A fábrica instalada dentro da Cagece tem área inferior a 5 mil m² e capacidade para produzir 10 toneladas diárias de cloro. “Esta operação foi viabilizada através de um contrato de longo prazo, onde a Chlorum realizou o investimento e fornece o cloro necessário para a potabilização de água na Cagece”, afirma Alfredo Kerzner, presidente da Chlorum Solutions.

Com a mudança, o cloro, em estado gasoso, apenas produzido, é injetado diretamente na água. Desta forma não existem mais os riscos relativos à compressão, transporte e manuseio do insumo. “Na planta, estima-se a presença de, no máximo, 10 quilos de cloro, correspondente ao produto contido nas tubulações, desde o ponto de produção até o de injeção. Essa tubulação é mantida em pressão negativa, de forma a eliminar qualquer possibilidade de vazamento”, reforça Kerzner. Outra vantagem é a garantia de abastecimento. “Desde que a planta foi instalada, em 2014, não houve qualquer interrupção no fornecimento de cloro, mesmo em momentos difíceis, como a greve dos caminhoneiros, em 2018. Temos que entender que a cloração da água é fator importante de saúde pública e não pode ser interrompida ou reduzida”, ressalva Rogerio Leite, Diretor de Operações da Cagece. 

A planta instalada opera com tecnologia de membrana, 100% livre de poluentes e considerada BAT (Best Available Technology) para a indústria de cloro-soda pela União Europeia (Diretiva 2010/75/UE), o que faz com que os produtos sejam livres de metais pesados e resíduos tóxicos. A Chlorum Solutions assume todos os custos de construção e operação da planta, comercializando apenas o que a empresa, sendo pública ou privada, consome.