Petrobras recebe certificado por neutralizar emissões do Escopo 2

04/07/2023
Escopo 2 são aquelas que estão associadas ao consumo de energia obtida de um supridor externo.

A Petrobras adquiriu certificação internacional que garante que 100% da energia elétrica utilizada em suas operações industriais e administrativas no Brasil são de fontes renováveis. Essa chancela – chamada certificação I-REC (Renewable Energy Certificate) – atesta que a energia elétrica adquirida pela companhia de fornecedores externos é gerada exclusivamente por fontes renováveis, como energia hidrelétrica, eólica ou solar. 

A utilização de fontes limpas nas operações tem como objetivo neutralizar as emissões de escopo 2, as emissões associadas ao consumo de energia obtida de um supridor externo. A prática foi incorporada pela Petrobras a partir de 2022 e os certificados foram adquiridos junto às principais empresas fornecedoras de energia elétrica para a Petrobras: AES Brasil, CPFL Soluções e Cemig. “A neutralização de emissões do escopo 2 é um marco relevante em nossa jornada de transição energética e evidencia que estamos colhendo frutos concretos nessa caminhada em parceria com nossos fornecedores. É um avanço que nos deixa orgulhosos, comprovando que seguimos determinados em liderar a transição energética no Brasil, de mãos dadas com a cadeia produtiva nacional e em sintonia com as demandas da sociedade”, disse o presidente da Petrobras Jean Paul Prates.

Os certificados integram a primeira iniciativa do portfólio de ações da Petrobras, que contou com recursos do Fundo de Descarbonização da companhia. Eles abrangem 100% da energia elétrica comprada e correspondem à totalidade das emissões de escopo 2 das operações da empresa no Brasil em 2022. “A aquisição dos certificados está alinhada à nossa ambição de atingir a neutralidade das emissões operacionais até 2050 e reforça o nosso compromisso com a descarbonização de nossas operações, contribuindo para uma transição energética segura”, afirma o Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

A Petrobras criou o Fundo de Descarbonização para apoiar ações de descarbonização das operações nos segmentos de exploração e produção, refino, gás e energia e logística. A Petrobras tem a meta de reduzir suas emissões operacionais totais em 30% até 2030 e, no longo prazo, neutralizar as emissões operacionais de gases do efeito estufa até 2050 e influenciar parceiros a atingirem essa ambição.