DESENVOLVIMENTO SISTENTÁVEL

Petrobras e Pnud assinam parceria

03/10/2018
A Petrobras assinou acordo para executar projeto social com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para atuar na ampliação de capacidades locais e estimular o desenvolvimento territorial sustentável em 110 municípios onde a companhia está presente. 
 
O projeto alcançará aproximadamente 2.200 pessoas, incluindo gestores municipais, instituições executoras de projetos socioambientais apoiados pela Petrobras e outros atores locais relevantes. O acordo foi assinado no aniversário de três anos do lançamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Organização das Nações Unidas (ONU). 
 
Serão desenvolvidos processos de diagnósticos socioeconômicos e ambientais à luz dos 17 ODS e o fortalecimento de gestores públicos e instituições locais, por meio de cursos de capacitação, para a aceleração da implementação desses objetivos. “Esta iniciativa potencializa o relacionamento comunitário, a ação da companhia no entorno das nossas instalações e está alinhada com o esforço global para o alcance dos ODS”, comentou o diretor executivo de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo de Almeida Neto.
 
Além da capacitação nos 110 municípios previstos, o trabalho será realizado com atividades em seis áreas no entorno de instalações da Petrobras, entre elas o Comperj, em Itaboraí (RJ), a Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), e unidades de exploração e produção no Rio Grande do Norte e Ceará. O projeto faz parte do Programa Petrobras Socioambiental e alinha-se à Política de Responsabilidade Social da companhia. “Estamos comprometidos, em parceria com a Petrobras, em levar a agenda de desenvolvimento sustentável para os municípios onde a empresa opera”, afirmou Didier Trebucq, Diretor de País do PNUD. “Isso envolverá a participação de atores locais em um esforço conjunto para não deixar ninguém para trás”, acrescentou.