Parceria entre mineradora e prefeitura constrói ETA

01/12/2021
Serão cerca de 60 mil litros de água tratada por hora.

A Mineração Aurizona S.A. (MASA) e a Venture Engenharia Projetos e Construção apresentaram a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) para a comunidade de Vila Aurizona, distrito de Godofredo Viana (MA). O encontro com os moradores locais teve como objetivo mostrar a nova estrutura da ETA, explicar o funcionamento do processo de tratamento até o abastecimento da água potável nas torneiras da comunidade. Os integrantes da Comissão de Acompanhamento de Obra, sugerida pela MASA, para envolvimento futuro na gestão do sistema, que é um patrimônio público, com operação sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Godofredo Viana participaram da reunião. 

Atualmente, a nova ETA está em processo de testes com operação total prevista para janeiro de 2022. Segundo o engenheiro responsável, Levy Rodrigues, a nova ETA suporta um crescimento de até 30 anos da vila. "Serão cerca de 60 mil litros de água tratada por hora", disse Levy. Para as lideranças da comunidade é um momento de grande importância, uma vez que a mineradora, em parceria com a prefeitura de Godofredo Viana, tem investido para levar água de qualidade à população. "A nova ETA vem para solucionar um problema muito grande e antigo aqui na vila, que é essa questão do abastecimento de água”, disse Leandro Severo, vereador de Godofredo Viana e representante da comunidade. 

O novo sistema de tratamento de água de Aurizona é moderno e tem várias etapas em seu processo que antes não existiam, o que causava perda de qualidade da água, especialmente nos períodos chuvosos, em que a fonte de captação tem aumento natural de sua turbidez. 

A nova ETA possui reservatório com capacidade de 100 mil litros. Atualmente, em 24 horas, toda a população de Aurizona consome em média 840 mil litros de água. Por meio do novo sistema, infraestrutura e localização, a nova ETA deverá melhorar ainda mais a qualidade da água, pressão e distribuição à população da comunidade de Aurizona.

A próxima etapa será melhorar e ampliar a rede de distribuição de Aurizona. Esta atividade é de responsabilidade da Prefeitura de Godofredo Viana, com previsão de conclusão até o fim de 2021. Após este trabalho realizado, a expectativa é que em 2022 toda população de Aurizona esteja conectada ao sistema com água potável em suas torneiras, visto que a expansão da vila não foi acompanhada de planejamento para o fornecimento de água.

Na ocasião, o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Claudemir Fonseca, explicou as diversas ações ambientais realizadas na recuperação da Lagoa Juiz de Fora, local de captação de água. Segundo o gerente, foi possível concluir que o reservatório Lagoa Juiz de Fora possui condições ambientais satisfatórias com um índice de qualidade ambiental (IQA) superior a 75% (considerado bom) variando até mais de 82% (ótimo) segundo referência aos padrões da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e do índice da National Sanitation Foundation, dos Estados Unidos. Desta forma, a Lagoa Juiz de Fora está em plenas condições para que seja utilizada para a captação de água e abastecimento da população.