ÁGUA

O risco da escassez para os negócios

04/11/2015

A escassez de água já está afetando a vida das corporações empresariais. De acordo com a Ecolab, muitas das companhias por ela atendidas já estão reconhecendo que a escassez de água representa um risco aos negócios. No entanto, boa parte dessas empresas enfrentam dificuldades em priorizar os investimentos na redução do uso de água. Somente quando a escassez começa a impactar a produção, colocando, de fato, em risco os negócios, as empresas começam a se conscientizar sobre a questão.

Com o objetivo de auxiliar seus clientes a tomar decisões nesse sentido, a Ecolab, juntamente com a Trucost, lançaram um novo modelo de avaliação como parte da ferramenta Water Risk Monetizer. A ferramenta oferece a possibilidade de elas entenderem essa perda do ponto de vista de suas instalações.

“O novo recurso de avaliação da receita a partir do modelo de risco compara a estimativa da quantidade de água necessária para uma instalação gerar receita levando em consideração a quantidade de água disponível. Se a instalação demandar um consumo maior de água do que a quantidade disponível, como determinado pelo modelo Trucost, então, parte da receita da empresa está em risco”, informa a Ecolab.

A nova ferramenta foi apresentada por Jill Wyant, Vice-presidente executivo e presidente de Global Food & Beverage and Healthcare da Ecolab, no 2015 Consumer Goods Forum Global Summit, em junho, em Nova York (EUA). Desde então, a Ecolab tem compartilhado a novidade com clientes-chave, que têm aprovado a ideia.

“Nossos clientes estão animados com o fato de a ferramenta Water Risk Monetizer estabelecer uma relação direta entre a escassez da água e os riscos gerados por ela na receita das empresas”, afirmou Emilio Tenuta, Vice-presidente da divisão Corporate Sustainability. “Com o crescimento da pressão das empresas em se desenvolver em áreas onde qualidade, disponibilidade, custo e regulamentação da água passam por mudanças constantes, nossa habilidade em ajudá-las a compreender os riscos relacionados com a água é mais valiosa do que nunca”.

Maiores explicações sobre a ferramenta, que é gratuita, podem ser acessadas no site www.WaterRiskMonetizer.com. A Ecolab informa que “Todo o preenchimento de informações tem caráter absolutamente confidencial e nenhum dado pode ser compartilhado. Não é possível traçar quadros comparativos entre empresas diferentes”.