EFLUENTES

Novos modelos de difusores de ar

22/05/2017
A aQuamec e a Gummi Jaeger Aeration, acabam de trazer para o mercado brasileiro os três modelos de difusores de ar OxyTube, OxyDisc e OxyStrip. Os equipamentos são desenvolvidos pela Gummi, fabricante norte-americana de difusores de bolha fina, para sistemas de tratamento municipais e industriais. Entre as vantagens dos equipamentos estão a facilidade de instalação, alta eficiência, redução de custos e controle de odores no tratamento de efluentes. 
 
Os difusores de ar OxyDisc são para tratamento biológico para efluentes municipais e industriais, possuem sistemas contínuos ou intermitentes e instalação fixa. Já o modelo difusor de ar OxyTube, além das mesmas características, pode ter sua instalação fixa ou removível em rack com içamento via tubo guia. Para o OxyStrip, também é possível uma instalação em cadeias oscilantes. “A legislação ambiental é bastante restritiva quanto aos padrões de descarte do efluente tratado no corpo receptor, o que inevitavelmente determina o uso de processos aeróbios que apresentem alta eficiência na remoção de DBO e nitrogênio amoniacal; além de outros complementares. Entretanto, com o alto custo da energia elétrica, é imprescindível a adoção de sistemas mais eficazes. A economia resultante com o retrofit de uma planta ou na implantação de uma ETE bem dimensionada e instalada, paga o investimento inicial em poucos meses”, comenta Sonia Mucciolo, Especialista em Processos da aQuamec. 
 
A Gummi-Jaeger Aeration é representada pela aQuamec no Brasil e apresentou seus equipamentos, durante o roadshow promovido em março. O evento passou por seis capitais do Brasil e contou com a participação de mais de 600 profissionais do setor, mostrando o que existe de mais moderno em equipamentos para saneamento, como unidades compactas para tratamento preliminar, aeradores e difusores de ar, desinfecção, potabilização, dessalinização, filtração por membranas, entre outras soluções para ETAs (Estações de Tratamento de Água), ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) e reuso.