Nexa substitui combustíveis fósseis na produção de zinco

16/12/2023
O biocombustível é testado desde 2017 em diferentes aplicações

A Nexa Resources firmou um acordo com a Aperam BioEnergia para obter 10 mil toneladas de bio-óleo para substituir gradualmente o uso de combustíveis fósseis na produção de óxido de zinco na unidade siderúrgica de Três Marias (MG). Recuperado e processado como um subproduto da produção de carvão vegetal das florestas renováveis da Aperam Bioenergia no Vale do Jequitinhonha, o bio-óleo será utilizado pela Nexa em 12 fornalhas de produção de óxido de zinco ainda este ano. É uma solução sustentável que contribui com a transição de energia e descarbonização industrial.

Com origem vegetal, 100% renovável e baixo teor de enxofre, o biocombustível é testado desde 2017 em diferentes aplicações e, agora, é capaz de substituir o uso de combustíveis fósseis em processos industriais, como o 1A, BTE, entre outros. “Hoje, a Nexa já é o produtor de zinco com a pegada de carbono mais baixa no mundo inteiro. O uso do bio-óleo em nossas operações intensificará o cumprimento de nossas metas de descarbonização até 2030, entre tais metas estão previstas a redução em emissões diretas (escopo 1) em 20%, isto significa uma redução total de 52 mil toneladas de carbono, além de manter uma grande porcentagem de recursos renováveis em sua matriz elétrica", comenta Paulo Nogueira, gerente geral da Unidade da Nexa de Três Marias. A próxima etapa na parceria é a aplicação gradual do biocombustível em 47 fornalhas da unidade de Três Marias. 

Para o gerente-executivo da Aperam BioEnergia, Benone Braga, o contrato com a Nexa valida a adoção em larga escala do bio-óleo sustentável produzido na Aperam BioEnergia, comercial e ambientalmente. "Já temos outros contratos com outras empresas, e estamos negociando com outros grandes players brasileiros. Assim temos certeza de que estamos no caminho certo, ao oferecer ao mercado um produto 100% nacional de grande valor agregado", enfatizou. O bio-óleo é um combustível produzido a partir do co-produto líquido da produção de carvão que, de outra forma, seria queimado em uma câmara de combustão antes da liberação na atmosfera. 

Desenvolvido em 2017 através de uma parceria entre a Nexa e a Aperam BioEnergia, com participação de uma equipe de técnicos que compõe a atual startup WXO Engenharia de Processos Customizados, os testes começaram em 2018 em Três Marias (MG) e, baseados nos bons resultados, a Nexa se preparou para adotar o combustível em escala industrial, com foco em uma produção mais ecológica e orientada à descarbonização. "A produção de carvão gera um co-produto, bio-óleo, que é recuperado e processado a partir de uma série de adaptações voltadas à inovação que a Aperam South America desenvolveu e implementou em seus processos. A Aperam BioEnergia foi capaz de habilitar a produção de um produto sustentável que contribuirá com a descarbonização de várias indústrias. As grandes inovações são o resultado de várias outras mudanças que estão ocorrendo e, no final, possibilitam o encerramento de processos antigos", acrescenta Benone Braga.