Nexa entrega cartilha a alunos de Aripuanã

30/08/2021
O livreto impresso traz orientações à população sobre a biodiversidade da Amazônia.

A Nexa iniciou, em 20 de agosto, a entrega da Cartilha "Educação Ambiental – Plantando o futuro" à comunidade escolar de Aripuanã (MT). O conteúdo propõe uma série de atividades lúdicas sobre o meio ambiente e será disponibilizado em quatro versões para alunos da Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Projeto Aripuanã e conta com a parceria técnica da Pacto das Águas e Prefeitura de Aripuanã.

O livreto impresso traz orientações à população sobre a biodiversidade da Amazônia, textos, poesias, caça-palavras, labirintos, indicações de leituras, desenhos para colorir, colagem, jogos, entre outras atividades interativas. O material proporciona ainda mapa dos biomas brasileiros e informações da biodiversidade local, cujo território do município de Aripuanã é composto 100% pelo Bioma Amazônia. "É preciso pensar na sustentabilidade sob a ótica local. A cartilha é um excelente material para entendermos um pouco mais sobre a nossa região" disse o coordenador técnico de projetos da Pacto das Águas, Emerson de Oliveira Jesus. 

O secretário municipal de Educação, Ermes José dos Reis, afirma que o material didático colabora, como ferramenta de trabalho, para incentivar a conscientização ambiental nos alunos. "A ação é extremamente importante, sobretudo para contribuir com a disseminação de informações e dados relevantes da região onde moramos. Boa parte das famílias é oriunda da agricultura familiar e farão bom proveito do material junto com as crianças". O coordenador de Gestão Social da Nexa para o Projeto Aripuanã, Marcelo Patarro, esclarece que o PEA da Nexa pretende contribuir com a conservação ambiental e o desenvolvimento da consciência do uso racional dos recursos ambientais pela comunidade de Aripuanã. "As ações do PEA foram elaboradas com o objetivo de permitir que a comunidade construa valores sociais, conhecimento, habilidade, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente", considera.

Desenvolvido desde 2019, o Programa de Educação Ambiental (PEA) integra o Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã, empreendimento de mineração em fase de implantação em Aripuanã. Por causa da pandemia da COVID-19, o escopo do PEA passou por reformulação das atividades e estratégias previstas. Ao longo de 2021, além do desenvolvimento dos materiais didáticos, foram conduzidas, de maneira virtual, Oficinas de Construção Participativa de Projetos de Sustentabilidade de Baixo Custo com 17 instituições de ensino do município e estão em andamento a implantação das soluções sustentáveis definidas.