MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Mobilização mundial contra aquecimento

25/09/2019
Cidadãos de todas as partes do mundo realizaram, dia 20 de setembro, uma Greve Global pelo Clima em protesto por ações de combate às mudanças climáticas. Em São Paulo o ato foi organizado pela Coalizão pelo Clima São Paulo, uma articulação que reúne diversas entidades e indivíduos que tratam da emergência climática em curso, incluindo o Greenpeace.
 
Segundo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), a temperatura da Terra já elevou 0,87 °C e o Brasil e sua população têm um papel fundamental no enfrentamento da emergência climática, pois a Amazônia é responsável pela regulação do clima, e o uso do solo o principal fator de emissão. Mesmo antes das recentes queimadas, cerca de 20% da área original da Amazônia já tinha sido desmatada, o que faz o Brasil ocupar o lugar de sétimo país que mais contribui para as emissões mundiais. "A nossa casa está sendo destruída para satisfazer nosso modo de produção e consumo e este momento é uma grande oportunidade para começarmos uma conversa sobre o que está ao nosso alcance. Mudar o rumo dessa história está em nossas mãos, mas grande parte dessa responsabilidade dividimos com os governantes, que pouco ou quase nada estão fazendo para migrar para uma economia que reduza seu impacto na elevação de temperatura da Terra em ritmo tão acelerado", comenta Fabiana Alves, da campanha de Clima do Greenpeace Brasil.
 
Inspirados pelo ato inicialmente solitário da adolescente sueca Greta Thunberg (indicada ao Prêmio Nobel da Paz), jovens de diversos países pressionam a sociedade a tomar atitudes contra as mudanças climáticas. "Os jovens são a voz que ecoa pelas exigências de mudança e o apoio de toda a sociedade é fundamental para que essa voz reverbere e chegue aos ouvidos dos tomadores de decisão. Falar de clima é falar de readaptação da estrutura econômica, é pedir a responsabilização de nossos governantes", finaliza Fabiana.