MMA lança Programa Nacional do Ar Puro

27/08/2021
Com foco na qualidade do ar, o programa traz inovações importantes, como um aplicativo de monitoramento da poluição atmosférica.

O Ministério do meio Ambiente (MMA) lançou o Programa Nacional do Ar Puro, quinto eixo da Agenda Ambiental Urbana, criada em 2019, e que tem o objetivo de melhorar a qualidade ambiental nas cidades do Brasil. Com foco na qualidade do ar, o programa traz inovações importantes, como um aplicativo de monitoramento da poluição atmosférica.

Inicialmente, o programa traz o Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar (MonitorAr), que vai monitorar e divulgar em tempo real as informações, por meio de site e aplicativo gratuitos, disponibilizados para todos os cidadãos. A plataforma é alimentada automaticamente por dados locais e seguindo padrões internacionais de classificação e vai integrar os dados de todas as estações de monitoramento de qualidade do ar no Brasil. Até o momento 126 estações já foram integradas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. 

O monitoramento da qualidade do ar é fundamental para a prevenção de doenças respiratórias, para o combate às chuvas ácidas, responsáveis pela corrosão de materiais e contaminação de solo e água, e para a redução dos impactos econômicos de todos esses problemas. O lançamento do MonitorAr materializa a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar, prevista por lei desde 1989, para recobrir todos os estados do Brasil, integrando e divulgando informações para a sociedade.