BIODIESEL

Miniusinas vão reaproveitar óleo de cozinha

24/02/2017

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) firmou uma parceria com três cooperativas de catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana do Recife (PE) para incentivar a coleta de óleo de cozinha usado que será transformado em biodiesel. Além de garantir a destinação ambientalmente adequada do resíduo, a ação irá gerar ainda emprego e renda aos 73 trabalhadores dessas cooperativas. A expectativa é produzir entre 100 e 200 litros de biodiesel por dia e caberá à Cetene o apoio e capacitação técnica, além do acompanhamento da qualidade do combustível produzido. O projeto deve entrar em operação a partir de março.

O coordenador de Biocombustíveis do Cetene, James Melo, explica que o biodiesel produzido poderá ser usado por empresas em substituição ao óleo diesel convencional e que o órgão avalia a possibilidade de geração de energia elétrica também a partir do biodiesel.

Uma pequena usina com capacidade para produzir entre 100 e 200 litros de biodiesel por dia foi construída na cooperativa Pró-Recife com apoio da Cáritas Brasileira e outras duas já estão previstas. O óleo descartado será recolhido em restaurantes, bares, condomínios e até mesmo nas comunidades próximas às cooperativas. A meta inicial é recolher três mil litros de óleo por mês.