Mil dias sem incidentes com afastamento em Sumaré

20/07/2022
Nestes mil dias, a BRK desenvolveu ações de prevenção, treinamentos e capacitações das equipes que atuam em Sumaré.

A BRK Ambiental completou, em 13 de julho, a marca histórica de mil dias de trabalho sem incidentes com afastamentos em sua operação no município de Sumaré (SP). Nestes mil dias, a BRK desenvolveu ações de prevenção, treinamentos e capacitações das equipes que atuam em Sumaré. “Foram mais de 580 horas dedicadas a treinamentos e mais de 840 inspeções de segurança, neste período”, informa Diego de Oliveira e Silva, gerente das áreas de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da BRK. 

Há mais de três anos, a concessionária iniciou a implantação do projeto Safe Work Management System (SWMS) - Sistema de Gestão de Trabalho Seguro. O método consiste em sempre verificar quais são as atividades de risco, o que elas podem ocasionar e quais medidas podem ser implementadas para controlar esses riscos e evitar que incidentes aconteçam. “O objetivo é avaliar as atividades e focar nos riscos de maior complexidade e que apresentam médio e alto potencial de dano para as nossas equipes”, esclarece.

Atualmente, a BRK aplica o método por meio de 20 elementos, entre eles o Plano Diário de Segurança do Trabalho (PDST), o qual determina que a equipe executora da atividade deva avaliar as etapas da tarefa, identificar os riscos de médio e alto potencial e propor as barreiras de controle, proteção e suporte para minimizar a chance de incidentes. A data que marca os 1.000 dias sem incidentes com afastamento foi comemorada por funcionários, gestores, gerentes e diretoria na unidade de tratamento de água da empresa, localizada em Sumaré.

O gerente de operações da BRK, Rodrigo Zangilorami, destacou que o resultado é mérito do forte compromisso de toda a equipe de Sumaré que, de modo contínuo, segue rigorosamente os procedimentos implementados e executa suas atividades com segurança durante toda a jornada de trabalho. “Essa conquista é fruto do compromisso real de todos os nossos funcionários que trabalham diariamente em diversos locais do município, e têm a segurança como valor”, ressalta.