Microinversor para uso em instalações domésticas

16/08/2021
A tecnologia do novo micro inversor,consegue comunicar diretamente com a internet.

A Elgin, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e provedora de soluções nas áreas de climatização, refrigeração, iluminação, automação e costura, acaba de lançar no País um microinversor de 2000 w com tecnologia de IoT (Internet das Coisas) para os projetos de energia solar em telhados e pequenos terrenos de consumidores residenciais e empresariais. A tecnologia do novo micro inversor, equipamento que converte a corrente elétrica dos painéis solares para uso doméstico e empresarial, consegue comunicar diretamente com a internet, redes IEEE 802.11 b/g/n e não necessita de um comunicador intermediário no caso do sistema com a tecnologia WIFI (PLC ou DTU). 

O micro inversor é um equipamento com a mesma funcionalidade que um inversor convencional (também conhecido como inversor string), mas é capaz de criar ramal e diminuir o tamanho das potências fotovoltaicas (Fileiras), ideais para recortes de telhados que inversores tradicionais não atendem com uma eficiência razoável. Com a aposta em novas tecnologias para o mercado fotovoltaico, a Elgin prevê que a área de energia solar se tornará a divisão mais representativa da empresa em até cinco anos. O grupo acaba de anunciar investimentos da ordem de R$ 140 milhões na unidade fotovoltaica no País para reforço da estrutura e ampliação de estoque para atender ao crescimento esperado da demanda este ano. 

A perspectiva de crescimento para este ano segue a mesma curva de resultado obtido pela empresa no ano passado, quando foi registrado um aumento de 140% nos negócios entre 2019 e 2020. No período, os geradores residenciais lideraram os pedidos na Elgin, com 85% de participação, seguidos pelos geradores comerciais (10%) e industriais (5%).A divisão de energia solar é um dos principais focos da Elgin atualmente”, declarou o diretor da divisão de energia solar da Elgin, Glauco Santos. “Desde o ano passado, estamos ainda mais focados no setor, investindo em pessoas, em TI e logística, estreitando o relacionamento com o mercado e melhorando ainda mais nosso atendimento aos parceiros integradores”, destacou o executivo.

Tags