Manejo de água em propriedades rurais

08/05/2021

A Nexa concluiu, em abril deste ano, o ciclo de atividades do projeto ‘Gente Cuidando das Águas' previstas para o ano de 2020. Após readequação no calendário por causa da pandemia, a iniciativa teve a participação de nove proprietários rurais em ações voltadas a educação ambiental e práticas de aprimoramento das suas atividades em Morro Agudo, no município de Paracatu (MG). 

Com o objetivo de ampliar o conhecimento das bacias hidrográficas da região e apoiar as comunidades rurais, o projeto realizou 34 atividades de educação ambiental em 2020 para disseminar e ampliar informações sobre legislação ambiental, bacias hidrográficas, tecnologias ambientais de retenção e tratamento de água e informações sobre a localidade. Foram distribuídas cartilhas educativas sobre preservação e cuidado da água e o livro "O Carste" que traz mais informações para os participantes deste ambiente. 

O projeto também implementou técnicas ambientais a fim de melhorar a retenção de água de chuva, com métodos de bolsões e curva de nível nas propriedades. Além disso, foi feito o cercamento da área de preservação permanente do córrego do Batuque das nove propriedades rurais atendidas e que ficam no entorno da unidade. Ao todo, foram construídos 10 km de cercas a fim de conter a circulação de animas que podem pisotear a área e acarretar a compactação do solo, comprometendo o fluxo normal das águas. "O Gente Cuidando das Águas vem ao encontro do Plano de Desenvolvimento Local construído junto da própria comunidade em 2018, no qual eles trazem a preocupação com a disponibilidade da água. Por meio da ampliação de conhecimento e de técnicas ambientais, conseguimos iniciar um processo que vai gerar impactos positivos para as famílias que moram ali e para o meio ambiente", comenta Marina Noronha, coordenadora de gestão social da unidade.