07/06/2017 FEIRAS

Mais de 80 expositores marcam a EnerSolar + Brasil

A 6ª edição da EnerSolar + Brasil Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, realizada entre os dias 23 e 25 de maio, no São Paulo Expo, na capital paulista, mostrou novidades tecnológicas para toda a cadeia de energia solar, eólica, biomassa, GTDC e afins, e se consolidou como plataforma única de conteúdo qualificado através da realização simultânea do 7º Ecoenergy | Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia. 
 
“A EnerSolar + Brasil 2017 trouxe resultados expressivos acompanhando a tendência do setor de energias renováveis. Foram mais de 80 expositores, nacionais e internacionais, com tecnologia de ponta e produtos diferenciados”, afirmou Rimantas Sipas, Diretor Comercial da Cipa Fiera Milano, organizadora da feira e do Congresso. O Ecoenergy teve mais de 40 palestras, unindo ao longo de três dias lideranças empresariais, presidentes de associações do setor de energias renováveis e profissionais da área. “O Ecoenergy fomentou debates com foco em negócios, tecnologia e aspectos jurídicos e, de acordo com feedback espontâneo dos empreendedores, superou as expectativas e contribuirá para a construção de parcerias no desenvolvimento de projetos em energias renováveis”, explicou Tatiana Dalben, Coordenadora do Ecoenergy. 
 
Na programação foi apresentado e discutido o grande potencial de mercado que o Brasil apresenta, em especial no campo de energia eólica e solar fotovoltaica. Sandro Yamamoto, Diretor Técnico da ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica, apontou que “o Brasil possui um dos melhores ventos do mundo, com ótima intensidade, livre de rajadas, constante e predominância de direção”. 
 
A energia eólica abasteceu, em média, 17 milhões de residências mensalmente em 2016, ou seja, uma população de cerca de 52 milhões de pessoas. A geração de energia eólica foi de 33,15 TWh, 55% maior que o de 2015. Neste período a indústria eólica foi responsável pelo investimento de US$ 5,4 bilhões. Hoje, a energia eólica no Brasil, possui 11,03 GW de potência instalada, são 443 parques, com mais de 5.700 aerogeradores. É responsável por 7,1% da matriz elétrica brasileira. Já no campo da energia solar fotovoltaica, as oportunidades apresentadas também foram inúmeras. Recentemente, a micro e minigeração distribuída atingiram a marca de 111 MW instalados, dos quais 77,6 MW são provenientes da fonte solar fotovoltaica. Outros tópicos importantes colocados em debate foram a questão dos financiamentos, com o painel “Oferta de financiamento para empreendedores de energia solar e eólica”; e a capacitação de mão-de-obra “Como o país está se preparando e oportunidades de trabalho no mercado de energias renováveis”.

Veja também

16/08/2017
FONTES ALTERNATIVAS | Energia solar no Minha Casa, Minha Vida
16/08/2017
ENERGIA SOLAR | São Paulo regula licenciamento de projetos
09/08/2017
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA | Brasil atinge marca recorde de 100 MW
14/06/2017
ENERGIA SOLAR | EBES implanta Fazenda em João Pinheiro
22/05/2017
CONSTRUÇÕES VERDES | Greenbuilding Brasil acontece em agosto
22/05/2017
VEÍCULOS ELÉTRICOS | Lançamento de associação de usuários
22/05/2017
ENERGIA LIMPA | Amapá adere a programa que isenta ICMS
04/05/2017
SUSTENTABILIDADE | Prêmio Von Martius recebe inscrições