PREMIAÇÃO

Legado Verdes do Cerrado é reconhecido

11/07/2019
Projeto realizado pelo Instituto Educacional Tiradentes, de Niquelândia (GO), que conta com a parceria do Legado Verdes do Cerrado (LVC), Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável, de propriedade da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Profissional. O projeto vencedor foi “Campus Avançado de Agricultura Familiar”, classificado para a etapa regional do concurso e que poderá disputar o prêmio em âmbito nacional. 
 
O instituto fundou um campus agrícola no Distrito de Muquém, onde professores e alunos desenvolveram trabalhos de agroecologia e o curso técnico em Agropecuária, com disciplinas de empreendedorismo e cooperativismo. Além disso, o projeto criou a Cooperativa de Produtores Agroecológicos da Agricultura Familiar (Coopeag), com mais de 40 agricultores. “A única renda garantida de quem mora no Distrito de Muquém é durante a festa no Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, nos meses de julho e agosto. Qualificar os jovens desse povoado é garantir novas oportunidades de trabalho e renda durante o ano todo”, explica o diretor do Instituto Tiradentes, Manoel Alves Gomes Júnior.
 
O Legado Verdes do Cerrado é um dos principais parceiros do Instituto Educacional Tiradentes e oferece bolsas de estudo integrais para alunos carentes da região de Niquelândia, que fazem o curso de Técnico em Agropecuária. Os bolsistas trabalham no Campus Avançado de Agricultura Familiar e desenvolvem sistema de produção de frutas sintrópicas (cultivo de espécies arbóreas junto a culturas agrícolas, como verduras, legumes e frutas de ciclo curto) nas áreas do Núcleo Engenho, de propriedade do LVC. Eles pesquisam e ajudam no manejo do sistema agroflorestal.
 
Além do Legado, são parceiros do Instituto Tiradentes a Smart Supermercados, STR Niquelândia, Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg), Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA), Fundo de Parceria de Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil e Secretaria Municipal de Assistência Social de Niquelândia.