BIOGÁS

Lançado primeiro relatório do Mercosul

09/11/2017
Durante a 16ª Reunião do Grupo Ad Hoc de Biocombustíveis do Mercosul (GAHB) foi lançada a primeira edição do Relatório de Biogás e Biometano do Mercosul no Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo (SP). O relatório tem como objetivo divulgar dados sobre o setor na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O documento está disponível com versões digitais em português, inglês e espanhol, no seguinte endereço eletrônico: https://cibiogas.org/publicacoes. 
 
A primeira edição do Relatório traz casos de sucesso no uso do biogás e do biometano, além de apresentar informações sobre o potencial para a geração de energia a partir do uso das biomassas disponíveis nos quatro países. 
 
Segundo levantamento do Relatório, o Brasil conta atualmente com 127 plantas em operação. Entre os projetos estão a Unidade de Produção de Biogás e Biometano da Itaipu Binacional, inaugurada em junho deste ano. A Argentina tem 62 plantas de biogás em funcionamento após políticas de incentivo recém-implantadas. No país vizinho são usados resíduos urbanos, industriais e da pecuária para a produção de biogás.
 
Já o Uruguai tem duas plantas em operação e tem mapeado potencial de produção de 113 milhões de m³ de metano por ano no país. No Paraguai o destaque é o potencial de biodigestores já instalados para o aproveitamento do biogás com a geração de energia, principalmente em regiões rurais. 
 
O primeiro relatório de biogás foi coordenado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), com apoio da Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da Agência Internacional de Energia (IEA), por meio do Task 37 - Biogas. A parceria dos países visa promover o desenvolvimento do mercado do biogás e do biometano no Mercosul com o intercâmbio de informações.