Kits para plantio de hortaliças

05/06/2021
A operação do grupo Iguá também lançará um vídeo dirigido aos alunos do Ensino Fundamental.

Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Atibaia Saneamento distribuiu a clientes e colaboradores kits individuais para plantio de hortaliças, incentivando o contato e cuidado com a natureza. A operação do grupo Iguá também lançará um vídeo em parceria com a SAAE e a Secretaria da Educação do município com conteúdo dirigido aos alunos do Ensino Fundamental 1, com o objetivo de explicar os processos do ciclo do saneamento básico na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Entre as ações já realizadas pela Atibaia em parceria com o SAAE na cidade estão a reciclagem do lodo produzido no processo de tratamento de esgoto, onde o resíduo que seria descartado incorretamente é reutilizado como fertilizante orgânico para uso agrícola, auxiliando na redução do volume de sólidos nos aterros sanitários. A ação sustentável destina, todos os meses, cerca de 40 toneladas de lodo gerado na ETE Estoril à Tera Ambiental, onde é feita a compostagem do material. Além dos benefícios ambientais, a reciclagem do biossólido rico em matéria orgânica é mais eficaz que os adubos sintéticos e pode custar até 50% menos, uma ótima vantagem para o produtor rural.

A Atibaia Saneamento desde 2020 abastece todos seus veículos automotivos apenas com etanol, com exceção dos movidos 100% a diesel. O biocombustível em questão é uma alternativa renovável e com menor emissão de gases poluentes. No que se refere ao ESG, a Iguá, operadora privada da Atibaia Saneamento, contempla em seu planejamento estratégico de sustentabilidade denominado SERR (Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e no tratamento de esgoto e Respeito às pessoas) iniciativas pertinentes à preservação dos recursos naturais e manutenção dos ecossistemas. “Para nós, a sustentabilidade é um pilar primordial. Procuramos aperfeiçoar nossos processos de tratamento de efluentes, contribuindo para a recuperação dos recursos hídricos e ampliação da cobertura de esgotamento sanitário em Atibaia”, comentou o diretor da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.