MMA

José Sarney Filho é novo ministro

23/05/2016

O novo ministro do Meio Ambiente é José Sarney Filho. Ele já ocupou o cargo entre fevereiro de 1999 e março de 2002, durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. Sarney filho substitui Izabella Teixeira, ministra da pasta na gestão de Dilma Rousseff.

Formado em Direito, Sarney Filho foi deputado estadual e federal pelo Maranhão e em 1997 liderou a criação da Frente Parlamentar Ambientalista para o Desenvolvimento Sustentável. Atuou como conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e membro do Conselho Consultivo da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres.

Sarney Filho é membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara dos Deputados desde 1990. Participou de discussões e votações relevantes para a área ambiental, como as que originaram a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental, da qual foi relator, a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e a Lei de Crimes Ambientais, bem como o Projeto de Lei sobre a Mata Atlântica.

Durante sua primeira passagem no MMA revitalizou o Conama, criou Unidades de Conservação, regulamentou a Lei de Crimes Ambientais e instituiu a Carreira de Especialista em Meio Ambiente (aprovação da Lei n° 10.400), que permitiu a criação de mais de 2,3 mil vagas por concurso público. Em 2000, Sarney Filho criou a Agência Nacional de Águas (ANA) como uma autarquia do MMA.