CURSOS

IPT debate panorama da biomassa

05/07/2019
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) irá promover, no dia 17 de agosto, o curso ‘Biomassa Sólida: Aplicação Energética e Caracterização’, que visa debater o panorama atual da biomassa no Brasil, conceitos, processos de cogeração de energia, metodologias de caracterização químicas e físico-químicas. 
 
O curso é voltado para profissionais envolvidos no setor energético brasileiro, setores agroindustrial e agrícola, empresas públicas e privadas, instituições governamentais, pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação. Os palestrantes serão o técnico Jorge Luis Dias dos Santos, do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do IPT; o pesquisador Ademar Hakuo Ushima, do Laboratório de Engenharia Térmica do IPT, e Monica Anater, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Bioenergia - GBio (Antigo Centro Nacional de Referência em Biomassa - Cenbio). 
 
Ao todo são 30 vagas para o curso, que acontecerá das 8h às 17h, com intervalo de 90 minutos para o almoço. O período matinal será dedicado às aulas teóricas e, à tarde, uma visita ao Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes e uma sessão de caracterização estão agendadas, com a demonstração dos equipamentos e a execução de ensaios em biomassa sólida.
 
Os interessados devem pagar taxa de inscrição de R$ 600 que inclui material didático, café da manhã, almoço, coffee break e estacionamento. Maiores informações estão disponíveis pelo telefone (11) 3767-4226/4058 ou pelo e-mail cursos@ipt.br