07/08/2018 ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Indústria química e sustentabilidade

O 17º Congresso de Atuação Responsável será realizado nos dias 15 e 16 de agosto no Novotel Center Norte, na cidade de São Paulo, das 8h30 às 18h. Organizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o evento terá como tema a “Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”. 
 
A sessão plenária do Congresso contará com a participação de convidados internacionais, representantes da indústria e do governo, que abordarão a implementação do Programa Atuação Responsável e o trabalho desenvolvido pela indústria química visando ao crescimento sustentável. O palestrante internacional convidado é o vice-presidente de governança corporativa e questões públicas da Solvay, Patrick Vandenhoeke, que também é o chairman do Grupo de Líderes do Responsible Care no International Council of Chemical Associations (ICCA). Na ocasião, ele apresentará as estratégias do programa voluntário da indústria diante dos desafios globais. A coordenadora-geral de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Letícia Reis Carvalho, que representa o Brasil na Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM) apresentará as demandas mundiais deste Fórum após 2020.
 
A Abiquim será representada pelo presidente do Conselho Diretor da associação, Marcos De Marchi, responsável por fazer a abertura do evento; pelo coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Associação, Weber Porto, que apresentará o Relatório de Materialidade da Indústria Química; e pelo coordenador da Comissão de Gestão do Atuação Responsável, Marcos Barros Cruz, que apresentará os Indicadores de Desempenho do Atuação Responsável bem como o Projeto de Valorização do Programa. “Nesta edição do Congresso decidimos expandir a abordagem dos temas que serão abordados. O evento sempre apresentou uma programação focada nos pilares do Programa Atuação Responsável, saúde, segurança e meio ambiente, além da comunicação com a comunidade do entorno. Mas, nesta edição também focamos no capital humano das empresas, com duas salas que terão como tema o colaborador”, explica a diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha.
 
As salas temáticas do Congresso terão temas relacionados a Saúde, Segurança do Trabalho, Segurança de Processo, Atendimento a Emergência, Regulamentação de produtos químicos, Diálogo com a Comunidade, Comunicação, Competências, Suprimentos, Logística e Meio ambiente. Ao todo serão realizadas 17 salas. O tema sustentabilidade será discutido nas salas: “Comunidades Sustentáveis: O que queremos para o Futuro?”, “Logística Sustentável”, “Silicone: Solução Sustentável para a Indústria do Futuro”; e “Compras Sustentáveis na Indústria Química: oportunidades e benefícios”.
 
A sala “Qualidade do Ar”, que será realizada nos dois dias do Congresso debaterá o Histórico de Inventários de Emissões de Fontes Fixas e Fontes Móveis. “A ideia de abordar a Qualidade do Ar no evento tem o objetivo de avaliar a contribuição das várias fontes na Qualidade do Ar no Brasil, fazendo com que os esforços despendidos pela indústria para reduzir suas emissões sejam ampliados para todos os setores”, afirma o coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Abiquim e responsável por Meio Ambiente Corporativo da Braskem, Mauro Machado. A Abiquim promoverá mais uma vez na sala temática “Regulamentação: Desenvolvimento da Legislação Brasileira de Substâncias Químicas”. O Congresso também receberá a reunião do grupo de Responsible Care da América Latina, que debaterá a evolução do programa no continente. 
 
O Atuação Responsável terá novamente a realização de quatro minicursos - “Manuseio e Transporte Seguro de Cloro”; “e-Social – Experiências na implantação da indústria química”; “Mapa de Materialidade da Indústria Química” e “Gestão de Risco e a Governança Corporativa – Uma questão de transparência”, que será ministrado pelo engenheiro Marcos Lucio de Moura e Souza, consultor empresarial e professor. O curso tem duração de quatro horas e vai discutir como a gestão de riscos pode enriquecer os procedimentos de governança e melhorar a transparência das empresas. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.congressoar.com.br. 

Veja também

03/10/2018
FENASAN | Organização comemora sucesso
03/10/2018
DESENVOLVIMENTO SISTENTÁVEL | Petrobras e Pnud assinam parceria
14/09/2018
TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS | Sanepar prorroga prazo de inscrições
27/08/2018
INDÚSTRIA QUÍMICA | O sucesso do Atuação Responsável
17/08/2018
SANEAMENTO | ENA discute mais investimentos
07/08/2018
MEIO AMBIENTE | Ambev lança dez desafios para startups
28/07/2018
BENTLEY | Microsoft Partner of the Year 2018