Inaugurado projeto-piloto para atender comunidade paulista

16/12/2023
O projeto tem como objetivo viabilizar o acesso ao tratamento de esgoto dos moradores da região e consiste na instalação de um sistema de tratamento descentralizado no bairro

A Tigre, em parceria com a Unipar, Prefeitura de Ribeirão Pires e a ONG Biosaneamento, inauguraram projeto de acesso ao tratamento de esgoto para 30 famílias moradoras do Jardim Planteucal, em Ribeirão Pires (SP). O projeto tem como objetivo viabilizar o acesso ao tratamento de esgoto dos moradores da região e consiste na instalação de um sistema de tratamento descentralizado no bairro, sendo um modelo alternativo de saneamento para a área, de baixo custo em relação ao tradicional e de fácil implementação. “Temos como objetivo ser um agente de transformação para um mundo mais sustentável, e projetos como este reforçam nossa atuação neste sentido. Mobilizamos nosso ecossistema para potencializar cada ação promovida e este é o primeiro resultado de muitos que ainda virão no tema saneamento”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar. 
Para Russomanno, o empreendimento piloto visa mostrar que o modelo pode ser replicado em outras comunidades e beneficiar mais famílias pelo Brasil. “Nossa proposta é disruptiva e relevante, podendo ser adotada por grandes companhias de saneamento básico e municípios para impactar positivamente a vida de milhares de pessoas”, conclui. 

No âmbito do saneamento, a Unipar lidera a produção de cloro e possui a segunda maior operação em PVC na América do Sul – dois insumos básicos para o setor. A companhia participa ativamente de uma revolução na democratização do saneamento a partir do novo marco do setor que estabelece metas de universalização de atendimento com 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033. “A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos e primeiro valor da companhia para amplificar nossa agenda visando um futuro viável, com qualidade de vida para todos. Essa iniciativa apoia o ODS 6 da ONU, contribuindo com a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento e impactará positivamente a vida destas famílias, que passarão a ter acesso a um serviço que gera melhoria nos quesitos social e ambiental”, ressalta Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar. 

Os 15 sistemas utilizados no projeto-piloto, chamados Unifams, são produtos revolucionários da Tigre, com montagem totalmente industrializada, facilidade e agilidade na instalação. Os produtos terão papel fundamental ao coletar resíduos nas residências, tratar o esgoto e realizar o descarte apropriado, oferecendo uma solução eficiente e moderna para as necessidades de saneamento na comunidade. A Unifam é uma tecnologia inovadora e patenteada pela Tigre, que não gera lodo para o descarte, possibilita que a água tratada seja lançada nos lençóis freáticos sem prejuízo ambiental, além de não produzir odor e ainda ter uma manutenção fácil e com custos acessíveis. “Nossa meta é transformar comunidades e levar saneamento básico a locais sem acesso à rede pública de esgoto. A Unifam é um completo sistema de tratamento de esgoto doméstico familiar inédito no Brasil e com esta solução queremos ajudar a mudar vidas e o cenário que o país vive hoje. Faz parte da nossa missão oferecer ao mercado um produto acessível em todos os aspectos e vamos unir forças para que mais pessoas tenham a possibilidade de viver em um ambiente com esgoto tratado e livre de doenças e contaminações”, diz Ewerton Garcia, diretor da Tigre Água e Efluentes. 

Com a implantação do novo sistema de saneamento, os resíduos serão tratados e se tornarão menos poluentes, chegando a 90% de pureza, dentro dos mais altos níveis e melhores práticas em projetos de saneamento. O tratamento do esgoto contribuirá com o processo de revitalização e despoluição do córrego, trazendo mais qualidade de vida para a comunidade e diminuindo o impacto ambiental. A comunidade do Jardim Planteucal está instalada em uma área de mananciais e que, tratando os resíduos dessa área, o projeto-piloto contribui para a melhoria da qualidade da água da Represa Bilings, impactando mais de 1,5 milhão de pessoas. 

A iniciativa no Jardim Planteucal integra um conjunto de projetos voltados para a promoção do saneamento que somente são possíveis após a realização de análises das melhores soluções para cada comunidade, bem como estudos técnicos, demográficos e avaliações das necessidades locais. Para isso, a Unipar conta com a expertise e parceria da ONG Biosaneamento que leva a universalização do saneamento básico para comunidades informais do Brasil, com mais de duas mil pessoas atendidas. “Este é um projeto disruptivo, com implementação em um tempo absolutamente reduzido, trazendo menos desgaste para a comunidade com as obras. É um projeto com uma articulação plural, em colaboração conjunta da Prefeitura de Ribeirão Pires e iniciativa privada”, comenta Luiz Fazio, presidente da ONG Biosaneamento.