IFAT Brasil mostrará tendências e tecnologias para tratamento de água

28/02/2024
A IFAT Brasil contará com uma área aproximada de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento.O credenciamento para visitantes é gratuito

A meta é garantir que 99% da população brasileira tenha acesso a água tratada até 2033, conforme determina o Marco Legal do Saneamento Básico. Tecnicamente é possível cumprir o prazo e, para disseminar as principais tendências e tecnologias disponíveis para o setor de tratamento de água, a Messe Muenchen do Brasil irá realizar entre os dias 24 e 26 de abril, no São Paulo Expo, a IFAT Brasil – Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos.

A IFAT Brasil contará com uma área aproximada de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos no Congresso Internacional da IFAT Brasil, com a presença do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), Isle Utilities, German Water Partnership, Trata Brasil, ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Rio Grande do Sul), AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), AHK do Brasil (Câmara Brasil-Alemanha), entre outros parceiros nacionais e internacionais. A revista Saneamento Ambiental é uma das parceiras de mídia do evento.

Outra atração do evento será o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. Já o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora homenageará as tecnologias mais inovadoras no setor.
O credenciamento para visitantes é gratuito e obrigatório para entrada no evento: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento.


Hidrodomi


Durante a IFAT Brasil, os visitantes poderão conhecer as soluções da Hidrodomi, empresa que atua no tratamento de água para consumo humano e animal, processos industriais e desinfecção. O principal destaque da empresa será o Clim Nano, solução aquosa de nanopartículas inorgânicas, que altera a velocidade com que as substâncias dispersas no meio ambiente do efluente transitam através das paredes celulares e intracelulares, resultando em maior conversão energética e metabólica nas bactérias. O Clim Nano é totalmente atóxico e pode ser usado em sistemas aeróbios e anaeróbios, sem causar dependência ao sistema biológico.

A Hidrodomi explica que a solução é produzida através de tecnologias de ponta na área de processos moleculares. Entre os benefícios está a redução de DBO e DQO, sólidos voláteis suspensos, lodo e odor provocado por compostos diversos, como o H2S. O Clim Nano pode ser usado em qualquer estágio do tratamento de efluentes, seja em ETE industrial ou sanitária, como sistemas de lodo ativado, filtros aeróbios ou anaeróbios, lagoas de estabilização, tanques e/ou lagoas aeradas, reatores UASB, elevatórias e biodigestores.