PARQUES

Ibirapuera ganha eucalipto gigante

29/06/2015

O artista plástico Eduardo Srur, a Panamericana Escola de Arte e Design e o Parque Ibirapuera inauguraram neste sábado, 27 de junho, às 11 horas, a instalação #ARVORESCAIDAS na Praça da Paz do Parque Ibirapuera. Projeto criado pela AlmapBBDO para a escola visa mostrar o efeito transformador da arte para despertar atenção e conscientizar pessoas a respeito da queda de árvores.

O projeto é do redator Gustavo Neves e do diretor de arte Tiago Padilia, com direção de conteúdo de Chris Mello. Foi criado em janeiro passado, quando São Paulo registrou a queda de 1.700 árvores, cerca de 700 em apenas quatro dias. À época, a queda das árvores interditaram ruas e causaram acidentes principalmente por conta da intensidade de chuvas, vento, a idade avançada das árvores, infestação de pragas e manejo irregular. O projeto #arvorescaidas surgiu então, e busca alertar para o problema que pode acontecer novamente na próxima temporada de chuvas.

Convidado pela AlmapBBDO para participar do projeto, o artista Eduardo Srur replantou, na Praça da Paz, ponto central do Ibirapuera, um eucalipto de 20 toneladas que havia caído no Parque em janeiro. Neste caso, o "replantar" é figurativo, pois se trata de uma instalação de arte, fixada no chão, que tem um manequim hiper-realista de cabeça para baixo agarrado ao tronco. A instalação faz uma metáfora sobre a relação invertida do homem com a natureza. O #arvorescaidas também quer que o público ajude a mapear árvores em perigo, fotografando-as e postando com a hashtag #arvorescaidas nas redes sociais.