TURISMO ECOLÓGICO

Hope vai explorar parque nacional

10/10/2018
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou a vencedora da licitação para contratação de serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza no Parque Nacional do Pau Brasil, localizado em Porto Seguro (BA). A capixaba Hope Recursos Humanos S/A já tem contrato com o ICMBio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
 
A Hope Recursos Humanos responderá pelos serviços de cobrança de ingressos, transporte interno, estacionamento de veículos, lanchonetes, loja de conveniência, espaço do ciclista, centro de visitantes, espaço de campismo, tirolesa e passarelas suspensas. O contrato tem duração de quinze anos, período no qual a Hope espera investir R$ 7,2 milhões para melhoria da infraestrutura de apoio aos visitantes no parque. Além disso, o edital prevê um repasse de R$ 6,7 milhões para o ICMBio no período do contrato. 
 
O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, afirmou que vem aumentando o número de visitantes aos parques federais – mais de dez milhões por ano. "O nosso patrimônio natural é valioso, por isso, precisamos trazer oportunidades de visitação e de trabalho e renda às comunidades", ressaltou. O presidente do ICMBio, Paulo Carneiro, comenta que este é o primeiro processo de concessão de serviços de uso público em parques depois da aprovação da nova lei, possibilitando ao instituto aprimorar e ofertar melhores serviços aos visitantes. “Até o final do ano vamos lançar os outros seis editais para contratação de serviços de apoio à visitação”, ressalta Carneiro citando a Lei nº 13.668/2018, que aprimorou a legislação para a concessão de serviços de apoio ao uso público nas unidades de conservação. 
 
Os parques nacionais Serra dos Órgãos, Tijuca, Fernando de Noronha e Iguaçu já contam com serviços de concessões. A próxima unidade a entrar em processo de delegação de serviços será o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ainda estão no cronograma os editais dos Parques Nacionais dos Lençóis (MA), de Itatiaia (RJ), de Caparaó (MG), de Jericoacoara (CE) e da Serra da Bodoquena (MS). Todo o processo faz parte do Programa de Concessão de Serviços à Visitação nas unidades de conservação federais, que o ICMBio vem há dois anos modelando com a elaboração como estudos técnicos, audiências públicas, etc.