15/04/2015 FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

Governos locais assumem metas até 2030

No último dia do 7o. Forum Mundial da Água, realizado na Coreia do Sul, governos locais e provinciais de 26 países aprovaram o documento "Ação Daegu-Gyeongbuk -- Água para Cidades e Regiões Sustentáveis", como resultado de uma conferência de dois dias que discutiu formas de promover a gestão sustentável da água em nível municipal.

O documento reconheceu a importância do papel dos governos locais na resolução de questões da água em nível nacional e mundial e também também pede a colaboração com os governos centrais para enfrentar os desafios da água de forma mais eficaz. Noventa e cinco representantes dos governos locais e provinciais participaram da conferência, que faz parte do programa de processo político no 7º Fórum Mundial da Água.

O documento anunciado pelo grupo governos locais focou em dois temas: a construção de estratégias em nível municipal, e o pedido aos governos nacionais para permitir que os governos locais para ajudem na criação de ambientes propícios. Entre muitas estratégias estabelecidas pelo documento, a questão mais iminente era como tirar proveito do anúncio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que serão selecionados em dezembro, e aumentar a conscientização sobre os desafios da água em âmbito global.

Os participantes da conferência se comprometeram a cooperar com os governos nacionais para se certificar de que isso aconteça. Os governos locais se comprometeram também a empreender seus melhores esforços para atingir as metas definidas no Forum até 2030, por meio de consultas e da cooperação com autoridades nacionais.

Veja também