SÃO PAULO

Governo entrega três ônibus movidos a hidrogênio

19/06/2015

O Governo do Estado de São Paulo entregou, dia 15 de junho, três novos ônibus movidos a hidrogênio para transporte urbano no Brasil. Esta é a primeira frota brasileira com essa especificidade. "Vai ajudar muito com a questão da poluição e meio ambiente, além de oferecer conforto, rapidez e contribuir com a saúde da população", declarou o governador Geraldo Alckmim. Os veículos possuem tecnologia de propulsão e dispersam apenas o vapor d’água através dos escapamentos. Não há emissão de poluentes (material particulado e gases do efeito estufa).

O projeto é coordenado pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A.). "O grande desafio das metrópoles do mundo inteiro é mobilidade urbana e poluição", acrescentou o governador. A primeira frota vai circular no trecho Diadema/Morumbi no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD). Projetos similares já foram desenvolvidos na Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

A produção e o abastecimento de hidrogênio serão feitos na Unidade São Bernardo do Campo da EMTU. No local, as moléculas de água são separadas por meio de eletrolisadores (mecanismo que separa os elementos químicos usando eletricidade). O oxigênio da molécula será liberado para atmosfera e o hidrogênio, comprimido e armazenado para abastecer os ônibus. A operação dessa estação ficará a cargo da Petrobras Distribuidora.

As carrocerias dos veículos contam com desenhos de pássaros da fauna brasileira. Os três ônibus foram batizados com o nome das espécies Ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste; Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal e Sabiá Laranjeira, considerada por decreto presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.