ENERGIA SOLAR

Geração no Brasil ultrapassa 1 GW

14/08/2019
Sete anos após a regulamentação da geração distribuída no Brasil, a energia gerada por placas solares em casas, empresas e outros estabelecimentos ultrapassou, de acordo com a ANEEL, a marca de 1Gigawatt(GW). Segundo a agência, a marca foi atingida na tarde do dia 2 de agosto.
 
A crescente quantidade de energia gerada vem acompanhada de preços mais baixos, que vêm registrando consecutivas quedas nos últimos anos no País, tanto em seus equipamentos quanto na mão de obra das empresas integradoras.
Entre as razões para o aumento da energia produzida e a queda dos preços está a popularização dos sistemas de energia solar no País. Somente no primeiro semestre de 2019 foram registradas mais conexões do que em todo o ano passado. A ANEEL estima que em 2024 serão mais de 886 mil conexões em todo o país. Hoje existem 93.597 sistemas fotovoltaicos conectados à rede no Brasil, fruto de mais de R$5,6 bilhões de investimentos acumulados desde 2012,  ano em que a geração distribuída foi regulamentada pela ANEEL.
 
Com esse novo recorde, a tecnologia de sistemas fotovoltaicos, que converte a luz do sol diretamente em energia elétrica, se consolida definitivamente como a escolha dos brasileiros quando optam por gerar sua própria energia, onde 99% optam pela energia fotovoltaica.