21/03/2017 ESTADOS UNIDOS

General alerta sobre mudanças climáticas

O General James “Mad Dog” Mattis, secretário de Defesa dos Estados Unidos, alertou que as mudanças climáticas já estão desestabilizando algumas regiões do mundo durante sua audiência de confirmação para o cargo. A informação foi revelada pelo site ProPublica. "As mudanças climáticas estão afetando a estabilidade em áreas do mundo onde nossas tropas estão operando hoje", disse o General aos senadores. "É apropriado que o Comando dos Combatentes incorpore a seu planejamento drivers de instabilidade que afetem o ambiente de segurança em suas áreas".

O General Mattis afirmou ainda que as mudanças climáticas podem ser um fator de instabilidade e o Departamento de Defesa deve prestar atenção aos potenciais impactos adversos gerados por esse fenômeno. "Se eu for confirmado [como Secretario de Defesa], vou garantir que o Departamento de Defesa desempenhe o seu papel adequado dentro dessa resposta, abordando aspectos de segurança nacional”.

O Centro para o Clima e a Segurança (CCS), que reúne oficiais militares aposentados e especialistas em segurança nacional, saudou as palavras de  Mattis sobre os riscos das mudanças climáticas.  "É trabalho do secretário Mattis proteger a nação de todos os tipos de riscos de segurança e ameaças, incluindo a mudança climática. Ele é claramente um Secretário que entende esse trabalho, e por isso é animador, embora não surpreendente, ver seu testemunho”, disse "Francesco" Frank "Femia, Co-Fundador e Presidente do Centro para o Clima e Segurança. Para o Almirante Samuel J. Locklear III, da Marinha dos EUA (aposentado), Ex-Comandante do Comando do Pacífico dos EUA e Membro do Conselho Consultivo do Centro para o Clima e Segurança, "O testemunho do Secretário Mattis não é surpreendente. “A defesa efetiva de nossa nação e nosso significativo interesse nacional exigem que todas as ameaças à nossa segurança sejam consideradas e tratadas, incluindo as reais ameaças colocadas pelas mudanças climáticas. Esperamos que a liderança do Secretário Mattis nesta questão se traduza em políticas dos EUA que nos ajudam a administrar o inevitável e evitar o incontrolável”.

O Departamento de Defesa norte-americano tem acompanhado os riscos das alterações climáticas desde pelo menos 2003 e verificam a instabilidade que ela traz para as situações já precárias em todo o mundo.

Veja também

14/12/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Eventos extremos têm cada vez mais impacto
16/11/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Parceria Global irá ajudar 400 milhões até 2020
09/11/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Ferramenta ajuda a acompanhar avanços
07/06/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Australianos vêem modificações nos GEE’s
07/06/2017
ACORDO DE PARIS | Apesar de Trump, americanos aderem às metas
05/06/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | EUA saem do Acordo de Paris. China e UE assinam.
15/05/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Relatório mostra pressão da indústria
15/03/2017
MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Torre Atto vai coletar dados na Amazônia