ENERGIA EÓLICA

GE e Casa dos Ventos assinam contrato de dez anos

21/08/2015
A GE e Casa dos Ventos assinaram contrato para fornecimento de 156 turbinas eólicas para o novo parque eólico do desenvolvedor, localizado nos estados de Piauí e em Pernambuco. O parque utilizará a nova plataforma de turbinas inteligentes e modulares de 2 MW da GE, combinando 74 das suas unidades 2.3-107 e 82 do modelo 2.3-116. A expectativa é que o parque eólico gere 360 MW em um único cluster.
 
“Estamos ansiosos para trabalhar com a GE no projeto Ventos do Araripe III para expandir significativamente nossos empreendimentos de energia renovável no Brasil”, diz Virna Araripe, Diretora da Casa dos Ventos. “A energia eólica tem um enorme potencial nesta região e está se tornando um fator importante para ajudar o Brasil a expandir de forma eficiente o seu fornecimento de energia com tecnologia renovável”. Esta é a primeira vez que várias unidades de recém-lançada plataforma de turbina de 2 MW da GE será utilizada no Brasil. Após a conclusão do projeto, a previsão ´que o parque eólico contribua para o Brasil alcançar a meta de energia renovável, que preconiza um aumento de 20% da participação das fontes renováveis na matriz elétrica até 2030 – desconsiderando a energia gerada em usinas hidrelétricas.
 
“Nossa nova plataforma de 2 MW usa a mesma machine head para turbinas de 2.3-107 e 2.3-116, e estamos ansiosos para ver estas turbinas estrearem no Brasil em um projeto eólico de grande porte como este”, disse Anne McEntee, Presidente e CEO do negócio de energia renovável da GE. “Ficamos sempre felizes quando nossa maior e mais recente tecnologia pode ajudar um país a contribuir para o cumprimento das suas metas de energia renovável.”
O acordo também inclui um contrato de dez anos para operações e manutenção. O parque eólico está programado para entrar em operação comercial em abril de 2017.