PRÊMIO

Fundação Toyota ganha REI 2016

30/06/2016

Braço social da Toyota, a Fundação Toyota do Brasil conquistou o prêmio REI 2016 – Reconhecimento à Excelência e Inovação – na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental pelo projeto Ambientação. O anúncio foi feito no dia 15 de junho pela revista Automotive Business, após avaliação de 22 profissionais, que julgaram a ação como a mais importante na área de responsabilidade socioambiental entre os projetos inscritos.

Desenvolvido desde 2008 em Indaiatuba (SP), o projeto Ambientação foi implantado recentemente em Sorocaba (SP) e Guaíba (RS). Ele desenvolve estudantes e comunidades usando ferramentas de solução de problemas socioambientais, com base em práticas industriais, o Toyota Business Practices. A metodologia pode ser aplicada em qualquer área. Entre os benefícios estão menor custo e economia de recursos naturais (energia elétrica e água) nas cidades onde a montadora atua.

A ação já envolveu mais de 415 mil pessoas entre alunos, professores e servidores públicos. No último ano, as 46 escolas municipais de Indaiatuba reduziram em 25% o consumo de água. Já em Sorocaba (SP), servidores da prefeitura da cidade economizaram mais de três milhões de litros de água, registrando uma redução de R$ 722 mil para os cofres públicos da cidade. O zoológico da cidade, Quinzinho de Barros, diminuiu seus gastos pela metade, aplicando a metodologia no viveiro de mudas. Em Guaíba (RS), 18 escolas participantes registraram uma economia de 15% na energia e 34% em água, além de implantar 100% do gerenciamento de resíduos em todas as unidades.

Desde 2011 a Toyota já contratou sete jovens participantes do projeto Ambientação para o programa Menor Aprendiz. “Antes mesmo desse período de estiagem, a Fundação Toyota vem colaborando com ações efetivas focadas na preservação dos recursos naturais, que estão escassos, por meio da educação de crianças e jovens, que se tornam agentes multiplicadores de práticas sustentáveis entre suas famílias e comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada um”, explica Ricardo Bastos, Presidente da Fundação Toyota do Brasil. No fim de 2015, a Fundação Toyota do Brasil pela segunda vez consecutiva conquistou o Prêmio Top Car TV, premiação da televisão nacional voltada ao setor automotivo, na categoria “Melhor Ação de Responsabilidade Social”. Dessa vez por meio dos resultados positivos do projeto Ambientação.