MANANCIAIS

Fundação BB e Copasa lançam edital

07/03/2019
A Fundação Banco do Brasil e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) irão credenciar entidades sem fins lucrativos em 120 municípios de Minas Gerais. A parceria visa promover ações de conservação e recuperação de nascentes e mananciais do estado. 
 
O credenciamento será feito via edital e prevê recursos de R$ 2,5 milhões para dar continuidade ao programa Pró-Mananciais, que já atua na proteção e conservação de mananciais usados pela empresa mineira no abastecimento da rede pública. Estão previstas no edital as reaplicações de quatro tecnologias sociais certificadas pela Fundação BB e que integram o Banco de Tecnologias Sociais - SAF – Sistemas agroflorestais (uso ou manejo da terra que reúne culturas agrícolas e espécies arbóreas, de maneira consorciada e que serve de base para a agricultura orgânica); Biodigestor Sertanejo (produção de gás a partir de esterco animal), Fossa Séptica TeVap (tratamento e disposição final dos dejetos do vaso sanitário domiciliar) e Cisterna de Placas Ferrocimento (alternativa usada na captação de água da chuva). 
 
O Banco de Tecnologias Sociais reúne todas as metodologias certificadas pela Fundação BB desde 2001 e está disponível no link tecnologiasocial.fbb.org.br. As entidades interessadas devem realizar as inscrições até 18 de abril de 2019. As localidades onde serão reaplicadas as tecnologias sociais foram indicadas pela Copasa e estão relacionadas com as bacias hidrográficas de cada região do estado de Minas Gerais.