CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Febraban e Akatu lançam aplicativo Nosso Transporte

21/05/2015

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Akatu lançaram, dia 20 de maio, o aplicativo Nosso Transporte, o quarto app sobre consumo consciente idealizado pela parceria entre as entidades. A ferramenta é gratuita e está disponível no Google Play/Play Store para aparelhos smartphones da versão Android.

“Se pequenas iniciativas de responsabilidade socioambiental forem praticadas por uma grande quantidade de pessoas, será possível realizar significativas transformações na sociedade e contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta. Além disso, é relevante ressaltar que o uso eficiente do transporte também pode se refletir em uma economia financeira”, afirma Fábio Moraes, Diretor de educação financeira da Febraban. O novo aplicativo tem como objetivo auxiliar a população a fazer escolhas mais conscientes quando utilizarem os meios de transporte, com a meta de um equilíbrio ecológico, social e financeiro.

A ferramenta oferece dicas de transporte, economia, saúde e meio ambiente. Para Helio Mattar, Diretor-Presidente do Instituto Akatu, “o app Nosso Transporte é uma ferramenta que evidencia a interdependência existente entre a ação de cada um e o impacto sobre todos – especialmente nas escolhas de locomoção pela cidade. O aplicativo ajuda as pessoas a escolherem de forma mais consciente entre as opções de transporte, avaliando impactos individuais, sociais e ambientais, buscando minimizar os negativos e maximizar os positivos”. O aplicativo oferece a Calculadora Transporte Consciente, onde o usuário coloca o preço do combustível de sua região, valor do transporte e endereço do destino. A Calculadora compara gastos financeiros, emissão de carbono e calorias gastas pelo usuário, caso ele escolha percorrer um determinado percurso de carro, transporte público, de bicicleta ou a pé.

Outra novidade do app é o Jogo Catalisador. Nele, o usuário precisa filtrar todas as fumaças lançadas na atmosfera. O objetivo do game é despertar a consciência do jogador sobre o quanto a atmosfera é poluída diariamente pelos veículos. Nos próximos meses, a Febraban e o Instituto Akatu lançarão os quatro aplicativos existentes para aparelhos smartphones IOS. As versões dos apps Nossa Água e Nosso Transporte estão previstas para junho. Em julho será a vez do aplicativo Nossa Energia, seguido do app Nossa Alimentação no mês de agosto.