ECOLOGIA

Fapesp dá bolsa para pós-doutorado

01/12/2016

O Laboratório de Fenologia do Departamento de Botânica da Unesp, em Rio Claro (SP), dispõe de uma vaga para pós-doutoramento, com Bolsa da Fapesp. A oportunidade está vinculada ao projeto de pesquisa ‘Nordeste: uma nova ciência para um importante, porém negligenciado bioma’, na modalidade São Paulo Excellence Chair (SPEC) da Fapesp.

A bolsa é para 24 meses (janeiro/fevereiro 2017 a dezembro 2018/janeiro 2019) e os interessados podem se inscrever até 4 de dezembro de 2016. O trabalho de pesquisa do selecionado se concentrará em: 1) Instalação e monitoramento fenológico com câmeras digitais a serem instaladas em diferentes áreas de vegetação de Caatinga - florestas sazonais tropicais secas - definidas dentro do Projeto Nordeste; 2) Análise das fotos sequenciais tiradas da vegetação da dinâmica de mudança foliar das florestas sazonais tropicais secas.

O objetivo específico é entender as estratégias e os padrões de mudança foliar das espécies dessas vegetações e seus gatilhos e restrições ambientais. Essas informações poderão ser integradas e analisadas considerando a composição florística, estrutura 3D (LIDAR) e imagens hiperespectrais da vegetação na área, características das plantas e dados climáticos locais e de torres de fluxo e deverão ser incorporadas aos modelos a serem desenvolvidos nos grupos de trabalhos de modelagem.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd