Fábrica-protótipo para reciclar baterias

01/07/2021
Com o rápido crescimento esperado do mercado de veículos elétricos, a reciclagem fornece acesso competitivo e sustentável a metais.

A BASF construirá uma fábrica de protótipo de reciclagem de bateria em Schwarzheide, Alemanha, no local de sua fábrica de materiais ativos de cátodo (CAM). A planta de reciclagem de protótipo permitirá o desenvolvimento de procedimentos operacionais e otimização de tecnologia para fornecer retornos superiores de lítio, níquel, cobalto e manganês de baterias de íon-lítio em fim de vida, bem como material fora das especificações de produtores de células e material de bateria. 

Com o rápido crescimento esperado do mercado de veículos elétricos, a reciclagem fornece acesso competitivo e sustentável a metais relevantes para materiais ativos catódicos. Os metais extraídos serão usados para produzir novos materiais ativos catódicos e permitirão uma economia circular para a cadeia de valor da bateria. “Com este investimento em reciclagem de bateria, além de tecnologia de processo líder para a fabricação de materiais ativos de cátodo, pretendemos 'fechar o ciclo' e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada de CO 2 de nossos materiais ativos de cátodo em até 60% no total em comparação com os padrões da indústria”, disse o Dr. Matthias Dohrn, Vice-Presidente Sênior de Serviços de Metais Preciosos e Base da BASF. 

Segundo Dohrn, o investimento criará cerca de 35 novos empregos de produção, com início planejado para o início de 2023. A reciclagem de baterias é um importante requisito de longo prazo do mercado de veículos elétricos para reduzir sua pegada de CO2 , bem como para atender a medidas políticas mais rígidas, previstas em regulamento proposto para baterias da UE, incluindo eficiências de reciclagem e metas de recuperação de material para níquel, cobalto e lítio.

A unidade de produção de Schwarzheide está localizada no leste da Alemanha, O investimento na fábrica reforça o apoio da BASF à agenda da Comissão Europeia em direção a uma cadeia de valor da produção de baterias na Europa e faz parte do “Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI)” aprovado pela Comissão Europeia em dezembro de 2019, no âmbito da União Europeia Regras em matéria de auxílios estatais. 

O lançamento de materiais de bateria inovadores da fábrica de Schwarzheide e pesquisa para desenvolver materiais de bateria de próxima geração e desenvolvimento de processo, incluindo reciclagem de bateria, é financiado pelo Ministério Federal da Economia e Energia com base em uma resolução do Bundestag alemão e pelo Ministério da Economia.