29/03/2016 REUSO

Fábrica da Coca-Cola ganha prêmio da Fiesp

A fábrica da Coca-Cola FEMSA de Jundiaí recebeu o Prêmio de Conservação e Reúso de Água da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A premiação aconteceu no dia 23 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Promovido anualmente, o prêmio reconhece os benefícios ambientais, sociais e econômicos de iniciativas do setor industrial. Maior produtora de Coca-Cola do mundo em volume de produção, a fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil de Jundiaí capta, em média, 1,4 litro de água para produzir um litro de bebida, e o que não vai para a garrafa volta ao meio ambiente limpo e tratado.

A unidade de Jundiaí conseguiu economia suficiente para abastecer 20 mil residências durante um mês. A fábrica atualmente abastece o principal mercado consumidor da América Latina, composto por cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, Baixada Santista, além de Jundiaí e adjacências, que somam cerca de 25 milhões de consumidores.

A eficiência no uso dos recursos hídricos é uma preocupação de todo o Sistema Coca-Cola Brasil, que desde 2013 é considerado neutro em água, o que significa que 100% do que usa são repostos no meio ambiente. Em relação à conservação dos recursos hídricos, a Companhia tem uma parceria com a ONG The Nature Conservancy (TNC), coordenadora da Coalizão Cidades pela Água, que tem o objetivo de ampliar a segurança hídrica para 60 milhões de brasileiros em 12 regiões metropolitanas. A Coca-Cola e a Coca-Cola FEMSA fazem parte da Coalizão desde seu lançamento, em novembro de 2015, e em conjunto com outras empresas estão apoiando ações como a recuperação de florestas em áreas essenciais para a conservação de nascentes. “Um dos pilares globais do negócio da Coca-Cola FEMSA é a Sustentabilidade. O cuidado com o planeta e a preocupação com o uso consciente e eficiente dos recursos hídricos, principal matéria-prima dos nossos produtos, reflete o pensar global e o agir localmente da empresa”, diz José Ramón Martinez, Diretor Geral da Coca-Cola FEMSA Brasil. “As pessoas, ao final, que fazem a diferença em qualquer projeto. A iniciativa chamada 3.000 OLHOS foi fundamental para o êxito”, acrescenta José Ramón. Esta ação promove a seus colaboradores o consumo de recursos hídricos de forma racional, levar e multiplicar esses hábitos para suas residências e comunidades em que vivem.