MEIO AMBIENTE

Estudantes brasileiros ganham prêmio internacional

23/06/2015

Os estudantes brasileiros de engenharia química Mariana Kobayashi Cunha (aluna da Universidade de São Paulo) e Herbert Sensano Lopes (da Universidade Federal do Rio Grande do Norte) foram os vencedores do prêmio UniSim Design Challenge, promovido anualmente pela Honeywell Process Solutions visando reconhecer projetos que se destaquem no uso do software de simulação UniSim.

No caso dos dois estudantes, eles utilizaram o software para demonstrar como os poluentes, principalmente benzeno, tolueno etilbenzeno e xileno, podem ser removidos de água de produção de do petróleo, tornando-a adequada para outros usos. Em seu trabalho de pesquisa, os estudantes foram orientados pelo professor Galo Carrillo Le Rioux, da USP.

Segundo Ali Raza, vice-presidente de da divisão Soluções Avançadas da HPS, o projeto vencedor mostra como a tecnologia UniSim pode ajudar a resolver problemas importantes para a indústria de automação de processos. E criar projetos de exploração e produção de petróleo ecologicamente corretos e de baixo consumo vai de encontro a essa necessidade.

Herbert Senzano Lopes é bicampeão na premiação, já que no ano passado ele também foi o ganhador com o projeto “Geração de Gás Expandido para Geração de Eletricidade”. O prêmio UniSim Design Challenge permite que estudantes de engenharia de todo o mundo proponham soluções para os problemas mundiais pelos fabricantes de processo que utilizam o software UniSim Design Suite.

A solução UniSim Design Suite fornece um modelo de processo interativo que possibilita aos engenheiros criar projetos estacionários e dinâmicos, além de ser usado extensivamente para desenho de plantas, monitoramento de desempenho, solução de problemas, melhorias operacionais, planejamento de negócios e gestão de ativos.