Esap adota medidas para manter média baixa

25/07/2022
A Empresa de Saneamento de Palestina (Esap) tem uma média de perda hídrica de 11% nos últimos 12 meses.

O estudo “Perdas De Água Potável (2022, ano base 2020): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço do Saneamento Básico no Brasil", do Instituto Trata Brasil em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (Asfamas), da Water.org e elaboração da consultoria GO Associados mostrou que a perda de água no Brasil é de 40%, volume que corresponde a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente, o que seria suficiente para abastecer mais de 66 milhões de brasileiros em um ano. 

Concessionária do Grupo Iguá e da Aviva Ambiental, Empresa de Saneamento de Palestina (Esap) tem uma média de perda hídrica de 11% nos últimos 12 meses, quando comparada a outras grandes cidades, como Santos (14%), Curitiba (25,34%) e Campo Grande (19,32%), O número também é muito abaixo dos dados de países da América Latina como Uruguai (51%), Peru (40%), Argentina (39%) e Chile (31%). “É um orgulho para nossa equipe manter há anos esses níveis de excelência. Esse assunto é sempre levado muito a sério, desde quando assumimos os serviços de água e esgoto de Palestina, em 2007. O resultado é fruto de um trabalho comprometido realizado com ações voltadas para o bem-estar da população e respeito à natureza, assegurando eficiência na gestão dos recursos hídricos", explica o diretor geral da concessionária, Luís Guilherme Bizelli.

Para alcançar esse índice tão satisfatório, a Esap adotou acompanhamentos diários de perdas de água nos sistemas de distribuição com pesquisas de vazamentos e por meio da mínima noturna (técnica utilizada para medir a vazão de água), além de implantar Haste de escuta mecânica nos cavaletes residenciais da cidade, Geofone que identifica o local exato do vazamento para que a manutenção seja efetuada no menor prazo possível e ainda convocar a população a participar do processo por meio de campanha de conscientização no combate a vazamentos internos nos imóveis. 

A Esap adotou também ações de combate a fraudes, setorização dos sistemas de água da cidade e agilidade na execução de serviços como vazamentos. 

No processo de abastecimento de água por meio de redes de distribuição podem acontecer perdas do recurso hídrico em decorrência de variadas causas, como vazamentos internos e consumos não autorizados (fraudes).