Esalq/USP ganha novo instituto voltado para os bioinsumos

01/05/2023
O instituto visa implementar uma rede de pesquisa em insumos biológicos à base de microrganismos

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) passou a contar recentemente com mais um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), voltado aos bioinsumos inovadores. Sob coordenação do Prof. Ítalo Delalibera Júnior, do Depto de Entomologia e Acarologia, o instituto visa implementar uma rede de pesquisa em insumos biológicos à base de microrganismos para o controle de pragas artrópodes, e vem construindo uma sólida trajetória no desenvolvimento de biofertilizantes e bioinoculantes.

A rede de pesquisa inclui 12 instituições nacionais (seis estados, tendo a USP como executora), seis instituições estrangeiras (englobando quatro países), três empresas privadas na área de bioinsumos, 35 pesquisadores doutores e 48 bolsas aprovadas. Esta rede de pesquisa tem como objetivo estratégico assegurar a posição do Brasil como protagonista do mercado global de bioinsumos por meio do fortalecimento de subsídios científicos e tecnológicos, de uma política de formação de quadros e da expansão do número de cientistas engajados na área.

Para atuar no direcionamento das soluções biológicas por meio de tecnologias inovadoras e disruptivas e formação de políticas públicas para o setor, o INCT de Bioinsumos e Inovadores investigará problemas como a reduzida diversidade de opções de microrganismos comercialmente disponíveis, o grande número de alvos (pragas, carrapatos, fitopatógenos e fitonematóides) sem opções biológicas no mercado, além da necessidade de melhorias nas tecnologias de produção de microrganismos. O instituto atuará e terá como foco os planos institucionais de desenvolvimento das instituições a medida em que permite o fortalecimento de sua infraestrutura, formação de pessoal e dos programas de pós-graduação envolvidos.