DRENAGEM

Engenheiro desenvolve plugin para projetos

14/01/2019

O engenheiro Samuel Maimoni, consultor da Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE) desenvolveu uma ferramenta para ambiente BIM (Building Information Modeling) com o objetivo de ajudar a ampliar a utilização de tubos corrugados em PEAD em projetos de drenagem e facilitar o trabalho dos engenheiros projetistas e de construtoras.  A ferramenta ou plugin gera ganhos significativos de produtividade, agilidade na elaboração de soluções alternativas, maior confiabilidade e maior precisão das informações.

O BIM é uma metodologia de trabalho que integra as informações da planta de construção com os dados de cada elemento pertencente ao projeto durante todo o ciclo de vida da obra. Entre as vantagens da metodologia estão a melhoria na visualização, na produtividade devido a fácil recuperação de informação; na coordenação de documentos da construção; incorporação e integração de informações vitais, como materiais específicos, localização de detalhes e quantidades requeridas para estimativa de custos.

Atualmente, existem no mercado, inúmeras plataformas de trabalho para a utilização do BIM em ambiente de modelagem 3D, entre elas o Autodesk AEC Collection, Bentley AECOsim Building Designer, Archicad, VectorWorks, Tekla Structures, Cype, TecnoMETAL, ArCADia BIM entre outras. Dentre essas plataformas, é possível o desenvolvimento de plugins personalizados para a realização de tarefas específicas que otimizam e facilitam a modelagem 3D, os cálculos e os detalhamentos.

Maimoni desenvolveu os plugins nas plataformas Autodesk. “Na pesquisa que fizemos, descobrimos que mais de 80% dos escritórios de engenharia desenvolvem seus projetos de drenagem em ambiente 2D, bem distante da realidade BIM, utilizando o Autocad da Autodesk. Isso nos fez dar um passo atrás e, ao invés de desenvolver uma ferramenta voltada às várias plataformas da Autodesk, optamos inicialmente por uma ferramenta que atendesse a esse mercado 2D do Autocad. Para não deixarmos de lado o conceito BIM, desenvolvemos também um plugin para o REVIT”, explica Maimoni. O engenheiro explica que o plugin permitirá aos projetistas o ganho de produtividade no cálculo e detalhamento dos projetos de drenagem, pois a ferramenta gera todos os quantitativos do projeto (metragem dos tubos por diâmetro, volumes de escavação e reaterro, quantidade de caixas de passagem, poços de visitas, entre outros), com a devida memória de cálculo e a lista de materiais para cotação. “Dessa forma é possível ter os dados reais da utilização do PEAD e não mais uma mera estimativa para comparação com a solução em outros materiais”.

O download da ferramenta pode ser feito gratuitamente no site da Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas – ABPE www.abpebrasil.com.br. E os manuais disponibilizados orientam na instalação e uso da ferramenta.