ABASTECIMENTO

Enfil vence licitação da Caesb

15/05/2017
A Enfil S/A. Controle Ambiental venceu licitação promovida pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para projetar e montar sistema de captação e tratamento de água emergencial no Lago Paranoá (DF). “O projeto vai utilizar o sistema de ultrafiltração por membranas, que permite muito maior velocidade na implantação, com o uso de skids (kits), e vem tendo uso crescente no mundo, pela rapidez na instalação e por possibilitar a obtenção de água com as melhores características de potabilidade”, explica Franco Tarabini Jr, sócio diretor da empresa. O contrato tem valor de R$ 42 milhões (15% abaixo do preço teto) com prazo de instalação de oito meses. No Brasil essa tecnologia só foi utilizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em 2014 – no auge da crise hídrica - que obrigou a uma redução no fornecimento. 
 
A situação brasiliense é similar à enfrentada por São Paulo, por causa da forte seca e falta de recursos hídricos. A Caesb teve que lançar mão de uma reserva valiosa, o Lago Paranoá. Para enfrentar o problema em curto prazo, a montagem da unidade de ultrafiltração é a única alternativa para ter o sistema em funcionamento. O fornecedor das membranas é a Dow Química, que não mediu esforços em conjunto com a Enfil para ter todos os skids no Brasil em tempo hábil para montagem dentro do cronograma exigido pela Caesb.
 
Em 2014 a Enfil fechou seu primeiro contrato de ultrafiltração com a Sabesp para um sistema em Bertioga, em operação desde 2015. Atualmente a empresa tem em andamento contratos de saneamento com a Sanepar (PR), e a prefeitura de Pelotas (RS), para projeto e construção de instalações convencionais de tratamento de esgoto e de água, respectivamente, que estão em andamento.