UNICAMP

Energia fotovoltaica no campus

22/04/2019
A Unicamp inaugurou, dia 11 de abril, a primeira usina fotovoltaica no campus de Barão Geraldo, em cerimônia no Ginásio Multidisciplinar. Os painéis solares estarão em mais de cinco prédios da instituição. A geração de energia solar é um subprojeto do Campus Sustentável, programa em parceria com a CPFL Energia e com apoio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da empresa BYD, que doou parte dos painéis (15% do total instalado). 
 
Além da economia no consumo, os painéis passarão a integrar o “laboratório vivo”, onde são desenvolvidas outras ações visando à eficiência energética e, no caso da usina, envolvendo pesquisa, treinamento e formação de técnicos e especialistas em geração de energia fotovoltaica. “As plantas fotovoltaicas instaladas no campus estão em diferentes telhados, com diferentes orientações e inclinações, diferentes tipos de paineis e diferentes tipos de inversores, o que vai trazer uma riqueza imensa de dados para a nossa pesquisa sobre o tema”, explica Luiz Carlos Pereira da Silva, professor da FEEC e coordenador do programa Campus Sustentável. 
 
Segundo o professor, a Unicamp colocou sistemas em solo, para que docentes e estudantes tenham contato direto com essas tecnologias em aulas práticas. “Há ainda uma planta educacional no Museu Exploratório de Ciências, que impactará as crianças que visitam aquele espaço e poderão receber informações básicas sobre geração de energia solar fotovoltaica”.