CSIRO

Encontro debate impactos nos municípios

17/08/2018
O diretor executivo da CSIRO, Larry Marshall, afirmou que os testes realizados com os veículos Toyota Mirai e Hyundai Nexo, movidos a hidrogênio de ultra-alta pureza, em Queensland (Austrália), obtiveram êxito. Os dois automóveis usaram tecnologia de membrana do CSIRO, onde a membrana separa o hidrogênio de pureza ultra-alta da amônia, enquanto bloqueia todos os outros gases. Segundo o CSIRO, a tecnologia abrirá caminho para que o hidrogênio a granel seja transportado na forma de amônia, usando a infraestrutura existente e, em seguida, reconvertido de volta ao hidrogênio no ponto de uso. "Este é um momento decisivo para a energia, e estamos ansiosos para aplicar a inovação do CSIRO para permitir que esse meio de armazenamento de combustível e energia renovável seja um caminho mais suave para o mercado", disse o Dr. Marshall. 
 
Isso significa que o transporte e o armazenamento de hidrogênio - atualmente um processo complexo e relativamente caro - é simplificado, permitindo que o hidrogênio volumoso seja transportado de forma econômica e eficiente na forma de amônia líquida. 
 
Após o sucesso da experiência a tecnologia será ampliada em escala e implantada em várias demonstrações em larga escala, na Austrália e no exterior. O projeto recebeu US$ 1,7 milhão do Fundo de Doação de Ciência e Indústria (SIEF), que foi igualado pelo CSIRO.