AEGEA DAY

Encontro com analistas financeiros

02/05/2019
A Aegea realizou dia 25 de abril o Aegea Day, data que marca o encontro da empresa com o público de analistas financeiros e investidores. Os painéis conduzidos pelas lideranças da empresa apresentaram ao público a trajetória de crescimento da companhia e aspectos regulatórios do setor de saneamento. 
 
O CFO da Aegea, Flávio Crivellari, mostrou o crescimento de 30,2% do Ebitda anual da companhia desde 2006, fruto de aquisições, vitórias em processos licitatórios e implementação de turnaround nos ativos adquiridos, com aumento da eficiência operacional e expansão da cobertura de água e esgoto. O desenvolvimento aconteceu principalmente pela mais recente aquisição, a Águas de Manaus, que passou a integrar o portfólio de concessionárias do grupo em meados de 2018. A Águas de Manaus já responde por 20% da receita da holding. A aquisição foi suportada por aporte de R$ 550 milhões dos acionistas minoritários, que desde a sua entrada na companhia aportaram cerca de R$1 bilhão – tal suporte mantém sólidos os fundamentos de crédito da Aegea, que teve sucessivos upgrades de rating enquanto consolidava ativos no setor.
 
A Águas de Manaus conectou até o momento três mil novas moradias à rede e regularizou 13 mil conexões, reduzindo a taxa de inadimplência da operação, além de promover uma aproximação com o usuário. O CEO da Aegea, Hamilton Amadeo, afirma que “A Licença Social para Operar é ponto central para empresas que queiram ter um crescimento sustentável no longo prazo”. A Aegea também consolidou a operação na Águas de Teresina, com programa focado na melhoria e expansão do serviço prestado e que impactou e mudou uma realidade local de falta de água entre os meses de setembro e dezembro. O quadro acionário da Aegea é atualmente composto pelo Fundo Soberano de Cingapura (GIC) – 27,56% –, International Finance Corporation (IFC) – 7,14% – e IFC Asset Management Company – 6,56% – e Equipav, com 58,74%.
 
Rogério Tavares, Vice-presidente de Relações Institucionais, apresentou os aspectos regulatórios de setor e os pontos centrais da MP do saneamento que está atualmente em tramitação. A apresentação chamou a atenção pela urgência pelas mudanças para ampliar os investimentos no setor e perseguir as metas de universalização dos serviços de água e esgoto. Hoje em dia a Aegea atende 49 munícipios, em 11 estados, prestando serviços para cerca de 7,6 de brasileiros. Esse número irá aumentar com a finalização das negociações que estão em curso para aquisição de uma nova operação, referente à PPP de esgoto em Guarulhos, atingindo a marca de 9,1 milhões de usuários – tornando-se responsável por 36,4% das operações privadas de saneamento do País.