07/06/2017 CIDADES

E-book ajuda a preservar corredores ecológicos

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), com apoio do Instituto Biológico de São Paulo, lançou recentemente o livro “Biodiversidade em ação: conservando espécies nativas - Corredores ecológicos urbanos… seguindo a trilha da jataí em São Paulo”. Em versão digital, a obra é das pesquisadoras Isabel Cruz Alves, Marilda Cortopassi-Laurino e Vera Lucia Imperatriz-Fonseca e está disponível para download no site abelha.org.br.
 
O e-book tem como objetivo orientar cidadãos de grandes centros urbanos a preservar a biodiversidade local, os chamados corredores ecológicos urbanos. “Essas áreas verdes possibilitam a sobrevivência dos animais que as polinizam e os que dispersam suas sementes, num ciclo de ajuda mútua bom para todos”, explica Isabel Cruz Alves, que concebeu e organizou a obra.
 
O livro aponta dois caminhos para a conservação e preservação desses espaços – o primeiro é o plantio e cuidado de plantas nativas ideais para sobrevivência de animais polinizadores (que transportam o pólen, como as abelhas), e animais dispersores (que levam as sementes, como as aves); O outro diz respeito à conservação da abelha jataí (Tetragonisca angustula), uma espécie sem ferrão e inofensiva ao homem, por isso mesmo ideal para áreas urbanas, e que são excelentes polinizadoras. O livro traz detalhes sobre as abelhas e ensina como identificar e proteger ninhos de jataís.