FAUNA

Descoberta nova espécie de lagarto

06/10/2017
Equipe de pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) descobriu uma nova espécie de lagarto da região do Chocó, no oeste da Colômbia. Denominado Alopoglossus embera, em homenagem ao povo indígena Emberá, habitantes daquela região, alguns exemplares do lagarto já haviam sido coletados há quase 45 anos. A nova espécie só foi descoberta por causa das coleções científicas analisadas pelos pesquisadores.
 
“Embora exista uma certa polêmica envolvendo a coleta de material biológico, a verdade é que se esse material não tivesse sido coletado há mais de 30 anos não saberíamos da existência dessa espécie”, afirma o pesquisador Pedro Peloso, do Museu Goeldi.
 
Ao lado de Cristian Morales, o pesquisador desenvolve estudo sobre a evolução das espécies da família de lagartos Alopoglossidae. Para isso, eles visitaram diversas coleções científicas para analisar a morfologia dos exemplares dos gêneros Alopoglossus e Ptychoglossus. Foi durante o exame do material desse grupo, depositado em coleções internacionais, que os pesquisadores encontraram a nova espécie.
 
Os pesquisadores do Museu Goeldi têm tido importante participação na descrição e divulgação de novas espécies para a ciência na região do Chocó, que possui diversidade biológica semelhante à da Amazônia. “Trata-se de uma região bem diferenciada do restante da América do Sul, especialmente se comparada aos ecossistemas presentes no lado oriental dos Andes”, diz Cristian Morales, colombiano e aluno de mestrado no Museu Goeldi. A descoberta foi publicada no periódico South American Journal of Herpetology, revista oficial da Sociedade Brasileira de Herpetologia.