MEIO AMBIENTE

Curso para conflitos judiciais

18/02/2019
O Senac São Paulo oferece, a partir de março, curso de extensão universitária ‘Formação em Conciliação e Mediação de Conflitos nas Relações Sociais e Ambientais’. O curso é uma parceria entre Senac, Tribunal de Justiça de São Paulo e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado. As atividades práticas serão desenvolvidas pelo aluno junto aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do TJ-SP (Cejuscs), e aos Pontos de Atendimento do Programa Estadual de Conciliação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.
 
A primeira turma começa dia 12 de março no Senac Jabaquara, unidade habilitada para oferecer o curso pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJ-SP. No dia 14, haverá um painel sobre o assunto com a participação de desembargadores e juízes no local. O evento gratuito oficializa o lançamento da extensão. Outras informações sobre essa ação em www.sp.senac.br/jabaquara.
 
O curso tem 140 horas aula, das quais 60 serão destinadas a atividades práticas em que o aluno desenvolverá ações junto aos Cejuscs e Pontos de Atendimento do Programa Estadual de Conciliação Ambiental.
 
O Senac acredita que o curso de extensão atenderá às necessidades de capacitação e aperfeiçoamento de profissionais para a solução pacífica de conflitos nas esferas pré-processual, administrativa, extrajudicial e judicial, além da iniciativa privada. Apesar de ter o diferencial de tratar especificamente de atuação nas questões relacionadas ao meio ambiente, as aulas não são voltadas apenas a este tema. Os conteúdos para conciliação judicial também abordam assuntos como Cultura da Paz e Métodos de Soluções de Conflitos; Teorias da Comunicação, dos Jogos e do Conflito; Negociação; Conciliações/Mediações Empresarial, Familiar, Civil e Penal; além de Justiça Restaurativa.