BIODIVERSIDADE

Curso aborda inventário molecular

13/05/2019
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) "Inventário Molecular da Biodiversidade" (IMB), que acontece no Campus Sorocaba entre os dias 20 e 24 de maio. O curso visa promover a capacitação de consultores, técnicos e estudantes que exercem ou pretendem exercer atividades envolvendo identificação taxonômica utilizando-se de técnicas de biologia molecular e metodologias de análise de sequências de DNA integradas à estratégia de DNA Barcode (identificação baseada em DNA).
 
A 4ª edição do curso terá como foco a biodiversidade molecular de morcegos do Cerrado, cujos dados serão relacionados à biodiversidade de morcegos da Floresta Nacional de Ipanema (SP) e da Amazônia, abordados nas edições anteriores. Segundo os organizadores, existem poucas oportunidades gratuitas de treinamento técnico dessa natureza. 
 
A proposta tem carga horária total de 60 horas, sendo 40 de atividades presenciais a serem cumpridas em período integral, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta, no Laboratório Didático de Genética Molecular do Campus Sorocaba da UFSCar; as outras 20 horas serão de atividades à distância.
 
A inscrição para estudantes da UFSCar já foi realizada em fevereiro, mas há 12 vagas para o público externo, cujo procedimento de inscrição é o envio de e-mail para lessinger@ufscar.br, confirmando disponibilidade de horário para participar integralmente da disciplina e apresentando manifestação de interesse. O prazo de inscrição vai até 17 de maio. O critério de seleção é a aderência entre a declaração de interesse do candidato e os objetivos da Aciepe. O curso fornece certificado aos participantes conforme as normas da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.
 
Mais informações pelo site https://aciepeimb.wixsite.com/imb2019. A iniciativa é uma realização do Laboratório Didático de Genética Molecular, vinculado do Departamento de Biologia (DBio-So) do Campus Sorocaba, e da ProEx, ambos da UFSCar, com o apoio das empresas parceiras ACTGene Análises Moleculares, Promega, Merck e LCR Científica ao IMB-2019.